IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Viu no WhatsApp alerta sobre golpe no IPVA? Governo de SP diz que é boato

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/10/2016 14h50

Voltaram a circular nas redes sociais e em grupos do WhatsApp história de pessoas que estariam recebendo boletos falsos para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) referente a 2017.

É mentira, de acordo com a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. O boato havia circulado no final do ano passado nos mesmos canais e voltou a circular agora, segundo o órgão.

Uma das mensagens que circula entre os usuários das redes sociais e do Whatsapp é:

"Cuidado com o IPVA se vir antes de janeiro, com data de emissão de janeiro. Não pague! Consulte o site do Detran, pois invadiram o sistema e se você pagar, o valor irá para a conta dos bandidos. A notícia, inclusive, apareceu no jornal e realmente as contas estão chegando antes. Avise quem tem carro] Amigos do grupo....está chegando por correio boletos FALSOS para pagamento do IPVA 2017 ...todos os dados batem, porém no site do Detran não há ainda busca parcelamento ou possibilidade de pagamento ..avisem quem puder...São muito perfeitos os boletos..."

Governo manda aviso de vencimento pelo Correio

O comunicado enviado pelos Correios, que algumas pessoas afirmaram ser um golpe, na verdade é o chamado Aviso de Vencimento que a Secretaria da Fazenda realmente envia aos donos de carros, segundo o órgão apurou no começo deste ano.

Todo ano, a partir de dezembro, quem tem carro recebe pelo Correio esse Aviso de Vencimento, que informa o valor do IPVA, a data de vencimento, as condições para pagamento à vista ou parcelado, multas de trânsito pendentes, o valor do licenciamento e o valor do seguro DPVAT.

Essa correspondência "é apenas um lembrete, não é boleto nem guia de pagamento", diz a secretaria. O IPVA só pode ser pago nas agências bancárias com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), segundo a secretaria. "Nenhum boleto deve ser pago", informou o órgão.

Os avisos referentes ao IPVA 2017 ainda não foram enviados, segundo a secretaria estadual. Veja abaixo como é o Aviso de Vencimento enviado pela Secretaria de Fazenda de São Paulo.

Detran: sistema não foi invadido

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) também esclarece que não houve qualquer invasão a seu sistema, como sugere o boato em circulação.

Mesmo que houvesse uma invasão, o órgão diz que não seria possível emitir boletos falsos. "O IPVA não tem relação com o sistema do Detran. Quem arrecada o imposto e notifica o cidadão é a Secretaria de Fazenda", informou.