Tem conta para pagar? Bancos voltam a funcionar nesta quarta-feira, às 12h

Do UOL, em São Paulo

  • Shutterstock

Os bancos de todo o país voltam a abrir as portas a partir do meio-dia desta quarta-feira (1º), segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Na segunda (27) e na terça-feira (28), as agências ficaram fechadas devido ao Carnaval.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.), carnês e boletos com vencimento nos dias 27 e 28 podem ser pagos nesta quarta, sem juros nem multa.

Normalmente, as empresas levam em consideração os feriados e já emitem os boletos com a data corrigida. Quando isso não acontece, o consumidor não pode ser punido pelo atraso no pagamento se as agências bancárias não abriram no período, diz a associação de defesa do consumidor Proteste.

Se quiser pagar contas antes da abertura dos bancos para evitar filas, o consumidor pode usar outros canais, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo de celular ou banco por telefone.

Consulta a contas inativas do FGTS

Com a abertura das agências bancárias, volta também o atendimento presencial aos trabalhadores com dúvidas sobre contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para consultar se tem dinheiro a receber, o trabalhador pode ir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Além disso, é possível fazer a consulta por outros canais, como:

O saque deve ser feito de 10 de março até 31 de julho. Para evitar que muita gente vá ao mesmo tempo nas agências da Caixa, foi definida uma ordem para os saques, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador:

Veja como usar o aplicativo para ver saldo do FGTS

  •  

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos