IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trabalhador enfrenta fila para sacar FGTS; Campinas (SP) tem espera de 2h

Fila em agência da Caixa no Largo 13 de Maio, zona sul de São Paulo - Edson Lopes Jr./UOL
Fila em agência da Caixa no Largo 13 de Maio, zona sul de São Paulo Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Do UOL, em São Paulo, Campinas (SP) e Rio

13/03/2017 17h27

O movimento mais uma vez foi intenso em agências da Caixa Econômica Federal pelo país nesta segunda-feira (13), terceiro dia para saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro.

Novamente, as filas começaram a se formar antes do horário de atendimento em diversas agências, e continuaram ao longo do dia, mesmo perto do horário de encerramento.

Em Campinas (SP), a agência no Jardim Londres apresentou filas durante todo o dia. Até cinco minutos antes do fechamento, algumas pessoas ainda aguardavam do lado de fora do banco. Por volta de 16h03, uma funcionária fechou as portas, impedindo o atendimento de novos trabalhadores. A agência continuou lotada do lado de dentro. O atendimento para o FGTS demorou, em média, duas horas no local.

O saque do FGTS também prejudicou quem foi resolver outras questões no banco. Ana Lúcia Aires demorou uma hora para trocar a senha de seu cartão. Antônio Doria chegou à agência após as 16h para fazer um depósito no caixa eletrônico e precisou pegar a mesma fila de quem iria fazer o saque do FGTS.

No Rio, perto do fechamento, entre as agências visitadas pelo UOL o movimento era mais intenso nas dos bairros da Glória, Catete e Laranjeiras, na zona sul. Além das filas longas, alguns trabalhadores relataram surpresa ao não encontrar saldo nas contas inativas, assim como tinha acontecido na sexta-feira.

Em São Paulo, em uma agência na Capela do Socorro, na zona sul, dez pessoas aguardavam do lado de fora para serem atendidas por volta das 15h50, dez minutos antes das portas se fecharem. Dentro da agência, muitas pessoas ainda aguardavam para serem atendidas.

Para evitar filas, a Caixa recomenda que quem não tem urgência para sacar o FGTS evite ir a uma agência nesta semana.

Na sexta-feira (10), primeiro dia de saque, cerca de 3,3 milhões de pessoas retiraram o dinheiro de suas contas, segundo a Caixa. No total, foram sacados R$ 3,8 bilhões.

Agências abrem mais cedo na terça

Para atender exclusivamente quem vai sacar o dinheiro ou quer tirar dúvidas sobre o FGTS, as agências da Caixa Econômica Federal também vão abrir mais cedo nesta terça-feira (14) em todo o país.

As unidades da Caixa abrirão duas horas mais cedo. A exceção são aquelas que normalmente abrem às 9h: nesse caso, começam a atender uma hora antes e fecham uma hora depois.

Tem direito ao saque o trabalhador com carteira assinada que pediu demissão ou que foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

A Caixa recomenda que todos os trabalhadores que forem a uma agência do banco, seja para sacar o dinheiro ou apenas para tirar dúvidas, levem a carteira de trabalho e, se possível, a rescisão do contrato.

Saques vão até 31 de julho

É possível sacar o dinheiro até 31 de julho de 2017. Por exemplo: se o trabalhador nascido em janeiro não sacar o dinheiro agora, ele ainda pode fazer o saque até 31 de julho.

Depois disso, só vai poder sacar esse dinheiro seguindo as regras antigas --ao se aposentar ou se for comprar a casa própria, por exemplo.

(Com reportagem de Thâmara Kaoru, em São Paulo, Thiago Varella, em Campinas, e Marcela Lemos, no Rio)

FGTS: Como saber se você tem direito ao saque de conta inativa

UOL Notícias