IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Protestos fecham bancos em ao menos 6 capitais; veja como pagar suas contas

Funcionários fazem protesto em frente a uma agência bancária no Rio de Janeiro - Wilton Júnior/Agência Estado
Funcionários fazem protesto em frente a uma agência bancária no Rio de Janeiro Imagem: Wilton Júnior/Agência Estado

Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

15/03/2017 13h14Atualizada em 15/03/2017 13h55

Os bancos também foram afetados pelos protestos que acontecem nesta quarta-feira (15) pelo país contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Há algumas agências fechadas em pelo menos seis capitais --São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR)--, segundo a ContrafCUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). O sindicato ainda não tem um balanço oficial da paralisação em todo o país. A Febraban (Federação Brasileiras Bancos) não se pronuncia sobre o número de agências atingidas.

Além dos bancários, diversas outras categorias aderiram à paralisação nacional desta quarta, como motoristas de ônibus, metroviários e funcionários e professores de escolas públicas.

Veja a situação dos bancos em algumas cidades

São Paulo

Em São Paulo, estão fechadas as agências do centro, das avenidas Paulista e Faria Lima e da rua Voluntários da Pátria, além dos centros administrativos dos bancos, segundo a presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira. 

A partir das 17h, os bancários e outras categorias devem se concentrar no vão livre do Masp, na avenida Paulista, para participar de protestos.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, mais de 60 agências estão fechadas, sobretudo na região central, nas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, na rua do Ouvidor e na Praça Pio X, segundo o Sindicato dos Bancários do Rio. 

Belo Horizonte

Há algumas agências fechadas no centro de Belo Horizonte e outras operando com menos funcionários, afirma a presidente do Sindicato dos Bancários de BH e Região, Eliana Brasil. Os bancários participam também de uma passeata em direção à Assembleia Legislativa do Estado.

Consumidor deve pagar as contas em dia

Quem tem contas que vencem nesta quarta deve pagá-las ainda hoje, informou a Febraban (Federação Brasileiras Bancos). Se não, pode ter que pagar juros e multa. 

Segundo a Febraban, como apenas parte das agências está fechada, o cliente deve procurar alguma que não tenha sido afetada ou usar outros canais, como aplicativos de celular, páginas dos bancos na internet e canais de atendimento por telefone.