Entidade pede recall de produtos de empresas investigadas na Carne Fraca
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pediu nesta segunda-feira (20) o recall de produtos envolvidos na Operação Carne Fraca, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal.
O instituto pede que o recall dure "até que sejam sanadas as falhas do processo produtivo e da fiscalização que colocam em risco a saúde e a segurança dos consumidores brasileiros e estrangeiros".
O pedido foi feito por meio de ofício enviado ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e ao presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, pedindo informações sobre os produtos fraudados na Operação Carne Fraca.
“As afirmações das autoridades públicas são suficientes e devem motivar a determinação legal de recolhimento desses produtos identificados pelos seus fabricantes, sob pena de omissão estatal”, diz o ofício.
Além do recall, o instituto pede que sejam fornecidas aos consumidores a descrição das marcas, número de lotes, locais de apreensão e outros dados que identifiquem produtos fraudados.
Segundo a Polícia Federal, empresas teriam usado substâncias para 'mascarar' a aparência de carnes podres, utilizado carne estragada e papelão na composição de salsichas e linguiças, cometido irregularidades na rotulagem e na refrigeração das peças e usado mais água que o permitido em frangos.
O escândalo teria envolvido cerca de 30 empresas do setor, incluindo as gigantes JBS, dona da Friboi a da Seara, e a BRF, dona da Sadia e da Perdigão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.