IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Idade mínima para mulher se aposentar poderá ser de 62 anos, diz Meirelles

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

18/04/2017 10h45

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (18) que o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), estuda definir uma idade mínima para mulheres se aposentarem na faixa dos 62 anos.

“Isso não há uma definição ainda, na medida em que o relatório será apresentado amanhã. Mas a visão do relator neste momento é algo que se situa ao redor de 62 anos. Mas isso é um processo em discussão que deverá ser finalizado nas próximas horas”, disse o ministro ao sair de reunião no Palácio da Alvorada com o presidente Michel Temer (PMDB) e deputados federais da base do governo.

Na proposta original enviada pelo governo, a idade mínima para homens e mulheres se aposentarem seria a mesma, de 65 anos.

Relatório adiado

Segundo Meirelles, ainda não há um formato final para a reforma. O relator apresenta nesta quarta-feira (19) seu texto com alterações sobre o projeto original do governo.

A apresentação estava marcada para esta terça-feira, mas foi adiada.

O ministro da Fazenda afirmou que o governo espera a aprovação pela Câmara de um texto para a reforma da Previdência que seja “próximo de 80% da reforma originalmente sugerida”.

Segundo Meirelles, também não foi definido as alterações nas regras para a aposentadoria rural. “É algo que está sendo discutido neste momento”, disse. “É uma reforma que está dentro dos parâmetros que nós definimos como importante para que o equilíbrio fiscal do país seja restabelecido”, afirmou Meirelles.

O ministro também afirmou não esperar que o texto sofra alterações significativas no Senado. Se aprovado na Câmara, o projeto deve ser submetido ao Senado antes de se tornar lei.