IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado reduz previsão para inflação e vê crescimento maior do PIB em 2017

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/06/2017 08h36

Economistas consultados pelo Banco Central reduziram a previsão para a inflação neste ano e subiram a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Os analistas também passaram a prever cotação mais alta para o dólar no final do ano. 

Apenas a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, foi mantida, em 8,5% ao ano. Na última reunião, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu cortar os juros em 1 ponto percentual, a 10,25% ao ano. 

As estimativas foram feitas após o acordo de delação premiada feito pelos donos da JBS com a Procuradoria-Geral da República. O presidente Michel Temer foi alvo de uma gravação feita por um dos sócios, Joesley Batista.

Veja as projeções para 2017 do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo BC:

  • PIB: subiu de 0,49% para 0,50%;
  • Inflação: caiu de 3,95% para 3,90%;
  • Taxa de juros: foi mantida em 8,5% ao ano;
  • Dólar: subiu de R$ 3,25 para R$ 3,30.

A projeção de 3,90% deixaria a inflação abaixo do centro da meta do governo. O objetivo é manter a inflação em 4,5% ao ano, com uma tolerância de 1,5 ponto para mais ou menos (ou seja, variando de 3% a 6%). 

Para manter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária, por meio da taxa básica de juros, a Selic.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda semana, o BC divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)