CPF poderá ser emitido junto com RG em São Paulo, diz Receita
Tirar nova carteira de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física) de uma só vez será possível em breve em São Paulo. A Receita Federal e o governo do Estado fizeram uma parceria para que a Secretaria de Segurança Pública faça inscrição e alteração de dados no CPF juntamente com a emissão da 1ª ou 2ª via do RG (Registro Geral).
A expectativa, segundo a Receita, é de que o serviço esteja disponível a partir de outubro deste ano.
Atualmente, quem precisa fazer a inscrição ou alterar os dados do CPF e do RG precisa ir a dois lugares diferentes. Com o convênio, firmado na última sexta-feira (7), será possível fazer os dois serviços em um lugar só. O número de inscrição no CPF será incluído na carteira de identidade, sem custo extra.
"Os 278 postos de identificação civil em todo o Estado de São Paulo passarão a prestar os serviços relativos ao CPF, ampliando a rede de atendimento e facilitando a vida do cidadão", informou a Receita, em nota.
O atendimento para tirar o primeiro CPF ou alterar os dados no documento, porém, será feito somente para quem for tirar um novo RG, segundo a Receita. Se quiser alterar os dados do CPF, mas não quiser tirar novo RG, deve pedir a alteração pela internet, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou em uma agência dos Correios.
Troca de informações
Um segundo convênio permitirá a troca de informações entre os órgãos: a Receita Federal acessará dados da base RG, e a Secretaria de Segurança Pública acessará dados da base CPF.
Com isso, o RG poderá ser usado como chave para as inscrições e atualizações do CPF pela internet.
"Esse intercâmbio trará mais consistência a ambos os cadastros e reduzirá substancialmente o risco de fraudes, uma vez que as informações fornecidas pelo solicitante serão confrontadas nos dois cadastros", afirma a Receita.
Dados do CPF podem ser alterados pela internet
Desde janeiro deste ano, quem precisa atualizar dados cadastrais do CPF pode fazer a alteração pela internet, pelo site da Receita Federal. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana.
Antes, era necessário ir pessoalmente a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal e pagar R$ 7 pelo serviço. Essa opção continuará sendo oferecida.
Para atualizar dados como nome, endereço e telefone, o contribuinte deve preencher um formulário eletrônico no site da Receita. Segundo a Receita, isso pode ser feito por brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.