IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo fiscaliza combustíveis em 681 postos do país

Jeff Pachoud/AFP
Imagem: Jeff Pachoud/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/08/2017 11h03

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) encerrou nesta quinta-feira (24) operação nacional para verificar a qualidade dos combustíveis no Brasil. Foram fiscalizados 681 postos, em cem municípios, situados em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

De acordo com a ANP a operação, iniciada no último dia 19, foi a maior de fiscalização conjunta de sua história e integra a estratégia do órgão de intensificar o controle no segmento do varejo.

O balanço da ação mostra que foram feitas nove interdições por qualidade, 40 interdições de bico por bomba baixa (quando o volume de combustível mostrado no visor é inferior ao colocado no veículo), além de outras 90 irregularidades. Segundo a ANP, os postos autuados responderão a processo administrativo e ficarão sujeitos a multas.

O maior número de ocorrências foi registrado no núcleo regional de fiscalização de Salvador, onde foram fiscalizados 147 postos de combustíveis e 15 revendas de GLP (gás liquefeito de petróleo). A ação resultou em 17 autos de interdição por aferição irregular em equipamento medidor (bomba baixa), ponto de abastecimento de gás natural veicular (GNV) com pressão máxima acima da permitida e falta de segurança das instalações de GLP, e 44 autuações por outras irregularidades.

(Com Agência Brasil)