Justiça impede voto da família Batista em assembleia da JBS
A 8ª Vara Federal Cível de São Paulo determinou que a família Batista, controladora do frigorífico JBS, seja impedida de votar na assembleia de acionistas da empresa convocada para esta sexta-feira (1º).
A decisão foi proferida nesta quinta-feira (31) pelo juiz Hong Kou Hen, após o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) entrar com uma ação na Justiça pedindo o impedimento do voto da família Batista.
O juiz acatou o argumento do BNDES de "conflito de interesse" para justificar o impedimento dos votos dos Batista. "Fica evidente, sem maiores ilações, que resta caracterizada situação de conflito de interesses", afirmou em sua decisão.
Na ação, o BNDEs alegou conflito de interesse porque a assembleia desta sexta foi convocada para tratar de uma ação de responsabilidade civil contra os administradores por conta dos crimes que admitiram em delação premiada. A ação obrigaria Wesley Batista a deixar a presidência da empresa.
O banco de fomento, por meio do BNDESPar, é o maior acionista minoritário da JBS, com participação de cerca de 21%. Os Batista são controladores, com 42%.
No início da semana, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão regulador do mercado de capitais, decidiu por unanimidade que os Batista poderiam votar na assembleia, contrariando pedido do BNDES pelo afastamento do presidente-executivo da JBS, Wesley Batista, e posicionamento da própria área técnica da autarquia.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.