Bolsas

Câmbio

Brasil é eleito o melhor país do mundo! Pelo menos em um quesito

Colaboração para o UOL

  • Shutterstock

Não existe melhor lugar no mundo para se aventurar do que o Brasil. A escolha é do "Best Countries", uma plataforma desenvolvida pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, especializada em rankings globais e que elegeu os 80 melhores países do mundo. No quesito aventura, o Brasil tirou nota 10.

De acordo com a edição de 2018, "é enorme a escala de paisagem" no Brasil. "Seu litoral com o Oceano Atlântico se estende por mais de 7,4 mil quilômetros. O rio Amazonas é o segundo maior do mundo, e o país tem a maior variedade de plantas, mamíferos e peixes do planeta, graças à extensa floresta amazônica."

Cada visitante gasta em média 916 dólares (R$ 2,9 mil) durante uma viagem ao Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. "Estima-se que essa indústria empregue uma em cada 10 pessoas no mundo e contribua com quase 8 trilhões de dólares (R$ 25 trilhões), ou 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, diz o Conselho Mundial de Viagens e Turismo."

O segundo país mais recomendado para empreender uma aventura é a Itália, seguido por Espanha, Tailândia, Grécia, Costa Rica, Nova Zelândia, Argentina, México e Portugal.

Aventura é uma das 65 categorias analisadas para um ranking que escolheu os 80 melhores países do mundo. São atributos como cidadania, influência cultural, empreendedorismo, patrimônio, abertura para negócios, poder e qualidade de vida.

Nesse ranking, o Brasil ficou em 29º lugar, com média de 3,9 pontos. Para isso, foram distribuídas notas para diferentes características como diversão (nota 10), paisagem, (9,1), clima (9,3), receptividade (8,5), sensualidade (10) e, é claro, aventura (10).

No pódio da lista principal aparece a Suíça, considerado o melhor país do mundo. Em segundo lugar, surge o Canadá, seguido por Alemanha, Reino Unido, Japão, Suécia, Austrália, Estados Unidos, França e Dinamarca.

Para ficar bem colocado no ranking geral, é preciso atingir boas médias em todas as categorias, já que cada uma delas tem um peso diferente. Aventura, por exemplo, equivale a 3,24% do total. Patrimônio - como cultura acessível, história rica, boa comida e muitas atrações culturais - é a categoria menos valorizada, por equivaler a 3,17% da nota, enquanto qualidade de vida está no topo e representa 16,89% da pontuação final.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos