IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tem conta a pagar? Bancos não funcionam no Carnaval, mas não haverá multa

Do UOL, em São Paulo

09/02/2018 04h00

Os bancos ficarão fechados na segunda (12) e na terça-feira (13) devido ao Carnaval, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Mas, se você tem contas a vencer nesses dias, não precisa se apressar. 

Segundo a entidade, as contas de consumo (água, energia, telefone etc.), carnês e boletos que vencem nos dias 12 ou 13 poderão ser pagos na quarta-feira (14), sem juros nem multa.

Na quarta-feira, as agências bancárias só abrirão ao meio-dia. 

Leia também:

Normalmente, as empresas levam em consideração os feriados e já emitem os boletos com a data corrigida. "Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento", diz a Febraban. O Carnaval não é feriado nacional, só em alguns Estados ou municípios, mas é geral em considerado um feriado informal.

Se quiser pagar algo na segunda ou na terça-feira, quando as agências estarão fechadas, o consumidor pode usar outras opções, como caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone ou correspondentes bancários (como Correios ou lotéricas, dependendo de seu horário de funcionamento).

Outra opção para os clientes, informa a Febraban, é agendar o pagamento de boletos pelos canais eletrônicos. 

Se não sabe responder a estas 5 questões, será muito difícil ficar rico

UOL Notícias