IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cartão parcelado com juros começa em novembro e terá simulação de custos

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

25/09/2018 13h05

A nova modalidade de cartão de crédito parcelado com juros começará em novembro apenas para compras presenciais, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) em entrevista coletiva da Abecs. A associação diz que a nova modalidade vai trazer uma simulação da contratação dentro da opção crédito, sem a necessidade de inserir senha. Ou seja, o consumidor poderá ver na tela da máquina do cartão quanto pagará nas parcelas.

Leia também:

"Sempre haverá uma simulação antes de ele contratar. O consumidor vai saber o valor das parcelas, a quantidade de parcelas que ele tem de opção e ele não precisa de senha para essa simulação", diz o presidente da Abecs, Fernando Chacon.

Os juros e os prazos vão mudar de acordo com os cartões e os bancos emissores. "Cada cartão vai ter seu prazo de financiamento para seu cliente. Vai variar tanto a taxa de juros como o prazo por cliente, pelo perfil de risco do cliente. O prazo de parcelamento vai ser a critério de cada emissor. Portanto, são prazos que certamente serão mais longos que a modalidade do parcelado do lojista."

Chacon afirma ainda que na nova modalidade, o prazo máximo de pagamento do lojista será de cinco dias.

O presidente da Abecs disse que o parcelado sem juros continuará existindo. "Ele [parcelado com juros] não substituirá nenhuma modalidade existente hoje. Ele é mais uma modalidade de financiamento ao consumo. A oferta se dará sempre pelo interesse do comércio, e a decisão de contratação é do cliente."

Segundo ele, a medida favorece o pequeno comércio. "Qual o perfil de lojista que hoje tem condição de fazer uma venda em dez vezes, receber em dez vezes, um produto que está entrando para o consumidor à vista? Só os grandes lojistas. Os médios e pequenos lojistas não têm essa opção. Isso que estamos fazendo é inclusão dos pequenos e médios lojistas."

Cartões e bancos definidos para projeto-piloto

O projeto-piloto já está com os parceiros definidos. As bandeiras Amex, Elo, Mastercard e Visa oferecerão a opção. Os emissores serão Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Os credenciadores serão Cielo, Getnet e Rede.

No começo, a nova modalidade será oferecida em lojas selecionadas, ainda não divulgadas. No primeiro trimestre do ano que vem, a nova modalidade será aberta aos demais estabelecimentos.