Cartão parcelado com juros começa em novembro e terá simulação de custos
A nova modalidade de cartão de crédito parcelado com juros começará em novembro apenas para compras presenciais, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) em entrevista coletiva da Abecs. A associação diz que a nova modalidade vai trazer uma simulação da contratação dentro da opção crédito, sem a necessidade de inserir senha. Ou seja, o consumidor poderá ver na tela da máquina do cartão quanto pagará nas parcelas.
Leia também:
- Setor de cartões cresce 14% e movimenta R$ 720 bi no 1º semestre
- Consignado com FGTS como garantia opera a partir de amanhã
- Banco ofereceu cartão com juro mais baixo? Cuidado
"Sempre haverá uma simulação antes de ele contratar. O consumidor vai saber o valor das parcelas, a quantidade de parcelas que ele tem de opção e ele não precisa de senha para essa simulação", diz o presidente da Abecs, Fernando Chacon.
Os juros e os prazos vão mudar de acordo com os cartões e os bancos emissores. "Cada cartão vai ter seu prazo de financiamento para seu cliente. Vai variar tanto a taxa de juros como o prazo por cliente, pelo perfil de risco do cliente. O prazo de parcelamento vai ser a critério de cada emissor. Portanto, são prazos que certamente serão mais longos que a modalidade do parcelado do lojista."
Chacon afirma ainda que na nova modalidade, o prazo máximo de pagamento do lojista será de cinco dias.
O presidente da Abecs disse que o parcelado sem juros continuará existindo. "Ele [parcelado com juros] não substituirá nenhuma modalidade existente hoje. Ele é mais uma modalidade de financiamento ao consumo. A oferta se dará sempre pelo interesse do comércio, e a decisão de contratação é do cliente."
Segundo ele, a medida favorece o pequeno comércio. "Qual o perfil de lojista que hoje tem condição de fazer uma venda em dez vezes, receber em dez vezes, um produto que está entrando para o consumidor à vista? Só os grandes lojistas. Os médios e pequenos lojistas não têm essa opção. Isso que estamos fazendo é inclusão dos pequenos e médios lojistas."
Cartões e bancos definidos para projeto-piloto
O projeto-piloto já está com os parceiros definidos. As bandeiras Amex, Elo, Mastercard e Visa oferecerão a opção. Os emissores serão Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Os credenciadores serão Cielo, Getnet e Rede.
No começo, a nova modalidade será oferecida em lojas selecionadas, ainda não divulgadas. No primeiro trimestre do ano que vem, a nova modalidade será aberta aos demais estabelecimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.