Por mais transparência, ANP passa a divulgar preço de combustível importado
A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) passa a divulgar, a partir desta segunda-feira (12), a média semanal dos preços de paridade de importação (PPI), que é o custo do produto importado trazido ao país, para a gasolina, o diesel, o querosene de aviação (QAV) e o GLP (gás de cozinha). Os preços são referentes à semana anterior, e a divulgação será sempre às segundas-feiras, no site da ANP.
De acordo com o órgão regulador, a intenção é dar aos consumidores uma referência de formação dos preços dos combustíveis no país, como base nos valores divulgados pela S&P Global Platts.
Os preços divulgados não incluem tributos. Para a gasolina, o querosene de aviação e o diesel, serão divulgados os preços de paridade de importação nos portos de Itaqui, Suape, Aratu, Santos e Paranaguá. Os valores incluem os custos estimados de movimentação e armazenamento nos terminais.
Segundo a ANP, os preços do GLP serão os referentes ao PPI nos portos de Suape e Santos, considerando a mistura de 70% de propano e 30% de butano.
Com a divulgação, a ANP quer aumentar a transparência na formação e divulgação de preços conduzido pelo órgão regulador para permitir que o consumidor entenda e acompanhe a variação dos preços dos combustíveis.
Os preços do diesel, por região, para efeito do pagamento da subvenção econômica, já são publicados no site da ANP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.