IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nova regra obriga marcas a informar no rótulo se cerveja tem milho ou arroz

Do UOL, em São Paulo*

16/11/2018 14h07

As cervejas nacionais e importadas vendidas no Brasil precisarão ter, em seus rótulos, especificações mais claras sobre os ingredientes usados na fabricação. A medida está prevista em instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16). As empresas terão prazo de um ano para se adequar às novas regras.

A instrução estabelece a obrigatoriedade de constar, "de modo claro, preciso e ostensivo" no rótulo das cervejas, as informações que indiquem os ingredientes que compõem a bebida, substituindo as expressões genéricas "cereais não malteados ou maltados" pela especificação dos nomes dos cereais e matérias-primas utilizados como adjunto cervejeiro.

Essas expressões genéricas são normalmente usadas pelas empresas para camuflar o uso de milho, arroz e outros cereais na fabricação das cervejas.

Leia também:

Além disso, a portaria prevê que os açúcares usados na fabricação da cerveja deverão ter a denominação acrescida do nome da espécie vegetal de origem –caso, por exemplo, do açúcar de cana.

Acordo deu fim a briga na Justiça

A portaria do ministério é resultado de um acordo firmado entre o governo, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) e as maiores fabricantes de cerveja do país.

O acordo foi a solução encontrada para resolver uma disputa judicial com as cervejarias. Em março, uma decisão da Justiça determinou que todos os ingredientes fossem informados nos rótulos das cervejas e que o Ministério da Agricultura fiscalizasse o cumprimento.

As empresas, no entanto, recorreram, e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu os efeitos dessa decisão até que o recurso fosse julgado. Com o entendimento entre as partes, o caso será encerrado.

(*Com Agência Brasil)

O que faz um mestre cervejeiro?

UOL Notícias