Bancos investem em campanhas positivas para 2019; confira
"Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz...". Edison Borges de Abrantes, mais conhecido como Passarinho, é o publicitário que assina o mais famoso jingle de Natal dos comerciais brasileiros --que venceu as barreiras da publicidade e tornou-se tema de final de ano, cantado até por gerações que nunca viram os comerciais com a música.
Criado pela agência JMM para o extinto Banco Nacional, a produção estreou na televisão em 1971, no intervalo do Jornal Nacional. Durante anos, o comercial contou com diferentes versões, até chegar à tradicional aventura de um garoto atrasado para a apresentação de um coral, veiculado em 1988.
Confira este comercial de 1988:
Os anos passaram, a publicidade se modernizou, mas os bancos continuam apostando em campanhas institucionais com mensagens positivas. A diferença, agora, é que as campanhas extrapolam a época de Natal e seguem nos intervalos comerciais até o início do ano, desejando tempos melhores aos seus consumidores.
Banco do Brasil
O comercial do Banco do Brasil, por exemplo, propõe um 2019 melhor "de fato". "Esta campanha celebra com orgulho a diversidade e características do brasileiro, buscando inspirar as pessoas a celebrar e construir um novo ano melhor", afirmou Alexandre Alves, diretor de Marketing do BB.
Criada pela agência WMcCann, os anúncios contam com o mote "Fato ou Fake", muito utilizado pelos portais na cobertura das eleições presidenciais deste ano.
Assista ao filme:
Itaú
O Itaú faz uma reflexão: "o que você quer buscar em 2019?". Assinada pela agência Africa, a campanha do banco pretende passar valores de amor e esperança, mesmo que opiniões e atitudes possam ser diferentes disso.
"Quem não estiver buscando a paz, não vai enxergar. A vida pode mostrar o tempo todo que não precisamos ser todos iguais", diz um trecho do comercial.
"Aprendemos que a mensagem que toca o coração nasce da nossa capacidade de ouvir e sermos uma marca empática. Não é sobre o banco, é sobre as pessoas", declarou Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional do Itaú Unibanco.
Assista ao comercial:
Bradesco
O investimento do Bradesco foi em uma animação em três dimensões, na qual o banco pretende incentivar que cada brasileiro busque o seu brilho próprio.
Criada pela agência Publicis Brasil, o filme contou com o trabalho de mais de cem pessoas. Foram necessários 40 dias para montar o banco de imagens exibidos no comercial. "O comercial retrata uma metáfora sobre inclusão e diversidade. A narrativa remete ao sentimento comum daqueles que enfrentam novos desafios na busca de seu brilho", disse Marcio Parizotto, diretor de Marketing do Bradesco.
Assista ao comercial:
Caixa
A Caixa Econômica Federal, por sua vez, misturou animação e vida real em sua campanha para o início de 2019.
Com tom de agradecimento, o filme criado pela agência Nova/sb Brasília lembra que o "tempo voa" e pretende mostrar que o banco está preparado para o futuro.
Confira o comercial:
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