IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jingles, slogans e emoções: lembre 7 comerciais de Natal que marcaram época

Reprodução
Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/12/2018 04h00

As empresas costumam realizar grandes investimentos em suas campanhas de Natal, tentando também passar emoção e uma mensagem de otimismo para o ano que vai começar. Nas últimas décadas, o período teve alguns jingles, slogans e personagens que ficaram marcados na memória dos brasileiros. 

O UOL fez uma seleção de sete comerciais que fizeram sucesso no Brasil. Veja abaixo.

1. O Boticário

Um dos comerciais mais marcantes de O Boticário é o do Natal de 2015. O filme mostra um homem que, ao olhar para sua mulher, sempre a enxerga como a viu pela primeira vez, 50 anos antes.

2. Banco Nacional

A música de Natal do extinto Banco Nacional foi lançada nos anos 1970 e marcou gerações durante décadas. Há quem sequer saiba que a música, hoje um sinônimo de Natal, tenha ficado famosa num comercial. 

3. Coca-Cola

A música que embala as caravanas da Coca-Cola, com seus caminhões coloridos, é uma adaptação de um comercial norte-americano da marca, que estreou por aqui em 1995.

4. Caloi 

A Caloi encarou um desafio no início da década de 1970: criar uma comercial que destacasse a bicicleta como presente perfeito para o Natal. Resultado? O eterno slogan "Não esqueça da minha Caloi". 

5. Sadia

O "frango mais veloz do mundo", mascote da Sadia desde os anos 1970, costuma estrelar as campanhas da marca. Mas, em 2017, a empresa resolveu contar uma história emocional, ligada à data unicamente pelo espírito de união e simpatia.

6. Varig

Com uma singela canção, a propaganda de fim de ano da extinta companhia aérea Varig transformou-se em um dos marcos do Natal para gerações de brasileiros. 

7. Cica

Nem no Natal a Mônica e o Cebolinha se entendem. Este comercial do final dos anos 1960 mostra a Turma da Mônica num comercial da Cica, antiga marca de produtos industrializados. O Jotalhão, personagem que aparece no final do comercial, é garoto-propaganda do extrato de tomate Elefante desde o começo da década de 1960.

Campanha da John Lewis de 2018 tem Elton John

No exterior, diversas campanhas fizeram sucesso ao longo dos anos, mas a rede britânica de lojas de departamento John Lewis é mundialmente famosa por suas mensagens de Natal. Em 2018, a marca fez uma retrospectiva da carreira do músico Elton John para lembrar quão importantes alguns presentes podem ser.