INSS admite que dados de recém-aposentados podem ter vazado e abre apuração
O INSS admitiu a possibilidade de vazamento de informações de recém-aposentados durante o processo de concessão de aposentadoria. Trabalhadores relatavam que recebiam ligações de bancos e financeiras oferecendo empréstimo consignado, antes mesmo de saberem se teriam direito ao benefício. Em alguns casos, as empresas sabiam até o valor que o aposentado iria receber.
"O instituto reconhece que, no processo de tramitação de requerimento do segurado, é possível que exista o vazamento indevido de informações, e trabalhará de forma intensa para coibi-lo", informou o INSS por meio de nota.
Processo tenta localizar vazamentos
O instituto disse ainda que começou um processo para tentar identificar esses vazamentos. "O INSS informa que, em parceria com a Dataprev, começou há algumas semanas um processo para identificar todas as fragilidades dos fluxos internos de informação e procedimentos. O objetivo é identificar vazamento de informações sigilosas de segurados, que acarretam em assédio comercial e seu uso indevido."
Ainda segundo o INSS, desde o começo da atual gestão, a metodologia de trabalho do órgão tem passado por uma reavaliação, mas ainda não é possível dizer quando esse processo será concluído.
O aposentado que receber ligação de alguma instituição financeira durante os seis primeiros meses de recebimento do benefício pode registrar uma reclamação na ouvidoria do INSS.
Bancos não podem oferecer consignados por 6 meses
Desde 31 de março, as instituições financeiras devem esperar seis meses para começar a oferecer crédito consignado para novos aposentados do INSS. Segundo o instituto, a instrução normativa que trouxe as mudanças "visa tornar mais rígido o controle do consignado e, principalmente, diminuir o assédio comercial de bancos e financeiras a aposentados e pensionistas."
Os recém-aposentados também terão que esperar 90 dias para ter acesso a esse tipo de empréstimo. Após esse período, o aposentado terá que pedir o desbloqueio do consignado diretamente na instituição financeira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.