Estudo mostra marcas mais consumidas do mundo; Coca-Cola lidera pelo 7º ano
Pelo sétimo ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo. Segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar, o refrigerante foi escolhido quase seis bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2018.
Mantendo as posições de 2018, a Colgate ficou com a segunda colocação no ranking global, sendo comprada 3,8 bilhões de vezes. A marca está presente em seis de cada dez domicílios do mundo. O terceiro lugar foi para a Maggi, com 2,6 bilhões de vezes.
O ranking deste ano analisou mais de 21.400 marcas e 72% da população global em 49 países de cinco continentes.
A edição 2019 do relatório identificou 17 marcas globais que foram compradas pelo público mais de 1 bilhão de vezes. O Kantar identifica esse hábito como "atos de compra".
Confira o ranking das dez primeiras:
- Coca-Cola (The Coca-Cola Company) - 5,9 bilhões de atos de compra
- Colgate (Colgate-Palmolive) - 3,8 bilhões de atos de compra
- Maggi (Nestlé) - 2,6 bilhões de atos de compra
- Lifebuoy (Unilever) - 2,2 bilhões de atos de compra
- Lay's (Pepsico) - 2,2 bilhões de atos de compra
- Pepsi (Pepsico) - 2 bilhões de atos de compra
- Nescafé (Nestlé) - 1,95 bilhão de atos de compra
- Dove (Unilever) - 1,83 bilhão de atos de compra
- Seda (Unilever) - 1,82 bilhão de atos de compra
- Indomie (Indofood) - 1,78 bilhão de atos de compra
Marcas locais x globais
As marcas locais cresceram em 2018, segundo o estudo. Elas já representam 64,8% de todas as marcas escolhidas pelos consumidores, o que representou um ganho de participação de 0,3% em comparação com o ano anterior. As marcas globais são escolhidas 35,2% das vezes.
O relatório afirma que, apesar de as marcas locais ganharem participação, fabricantes globais têm encontrado formas de ganhar espaço regionalmente. Um exemplo é a Unilever, que tem adaptado seus produtos às necessidades regionais, com marcas como Wheel e Surf Excel, no setor de cuidados com o lar, e Clinic Plus, no setor de cuidados pessoais.
"As marcas globais de consumo massivo têm grandes oportunidades para crescer considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando sua oferta às escolhas, preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais", declarou Josep Montserrat, CEO da Divisão Worldpanel da Kantar.
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