IPCA
0.13 Mai.2019
Topo

Mídia e Marketing


Coca-Cola lança iniciativa para promover o uso de embalagens retornáveis

Divulgação
Comercial faz convite ao consumidor: "Vamos mudar juntos?" Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-05-20T16:35:27

20/05/2019 16h35

A Coca-Cola estreia nesta semana uma campanha que promove o uso de embalagens retornáveis.

A iniciativa terá um comercial veiculado em TV, mídia digital e nos pontos de venda de todo o país, e uma promoção que dará mais de um milhão de produtos da marca e dez casas.

É a primeira vez que a companhia usa a força da marca numa iniciativa global. Em janeiro do ano passado, a empresa anunciou o compromisso de coletar e reciclar o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030.

"Temos que fazer a nossa parte. Assumimos a responsabilidade como empresa de abraçar esta causa e chegou a hora de mostrar isso para o consumidor. Essa agenda é urgente para o planeta e para a sustentabilidade", afirmou Poliana Sousa, diretora de Marketing da Coca-Cola no Brasil.

O comercial provoca ao dizer que as "coisas andam muito descartáveis" e faz um convite ao consumidor: "O mundo está mudando. Vamos mudar juntos?".

Confira o filme da campanha, criada pela agência argentina Grey e adaptada para o mercado brasileiro pela David São Paulo:

Nas redes sociais, a campanha, que leva a assinatura "Viva mais retornável", deve tirar dúvidas sobre o processo de fabricação e o ciclo de reutilização das garrafas pet.

Vale-produtos e sorteio de casas

A iniciativa da Coca-Cola também contará com uma promoção pelo site "Retornáveis CocaCola", que pretende estimular a utilização das embalagens retornáveis.

Participam da ação produtos das marca Coca-Cola, Coca-Cola Sem Açúcar, Coca-Cola Zero, Coca-Cola Light, Fanta Laranja, Fanta Uva, Fanta Guaraná, Guaraná Jesus, Kuat e Sprite, em garrafas de vidro (de 200 ml, 290 ml, 600 ml e 1 litro) e garrafas plásticas (de 1,5 litro e 2 litros). Cerca de 300 milhões de embalagens entram na promoção.

Na iniciativa, que vai até o final de julho, a marca dará cerca de 1 milhão de vale-brindes (equivalentes a um produto retornável de 1 litro, 1,5 litro ou 2 litros). A promoção ainda sorteará dez casas no valor de R$ 300 mil cada.

História de reciclagem

A última campanha institucional da marca no Brasil também abordou o assunto. Na ação, foram contadas as histórias de quatro projetos que a marca apoia no país, com diferentes temas: reciclagem, acesso à água, empregabilidade e agricultura familiar.

Uma das histórias é de "Seu Domingos", ex-garimpeiro que é presidente da cooperativa onde trabalha em São Paulo. Confira um dos filmes criados pela agência WMcCann:

Mais Mídia e Marketing