Governo revisa projeções e anuncia PIB menor e inflação maior para este ano
O governo federal revisou para baixo a perspectiva de crescimento da economia e para cima a projeção para a inflação deste ano. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) caiu de 2,2% para 1,6%. A projeção para a inflação subiu de 3,8% para 4,1%.
Segundo o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, a previsão de crescimento para 2020 foi reduzida de 2,7% para 2,6%. As previsões para 2021 e 2022 continuam em 2,5% para cada ano.
"Claramente esse valor tem impactos sobre o orçamento, em particular, a queda na estimativa do PIB sensibiliza o valor que estimamos como receita", afirmou o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues.
Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Economia.
Enviado a cada dois meses ao Congresso Nacional, o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas orienta a execução do Orçamento Geral da União com base na revisão dos parâmetros econômicos e das receitas da União. Caso as receitas caiam, o governo tem de fazer novos bloqueios para cumprir a meta de déficit primário --resultado negativo nas contas do governo sem os juros da dívida pública-- de R$ 139 bilhões para este ano.
(Com Agência Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.