IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Amazon tem alta de 52%, bate Apple e Google e é marca mais valiosa do mundo

Eliane Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/06/2019 13h46

A Amazon ultrapassou a Apple e tornou-se a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking BrandZTM 2019. O ranking é feito pela empresa de pesquisa Kantar, em parceria com o grupo WPP, e foi divulgado hoje na Bolsa de Valores de Nova York (EUA).

Graças a um crescimento anual de 52% no valor da marca --atribuído, entre outros fatores, a novas fontes de receita e à capacidade de se manter à frente da concorrência-- a marca Amazon foi avaliada em US$ 315,5 bilhões, à frente de Apple (US$ 309,5 bilhões) e Google (US$ 309 bilhões).

Desde 2006, quando a Microsoft encabeçou pela primeira vez o ranking, as empresas de tecnologia vêm se mantendo no topo da lista. O valor total das 100 marcas mais valiosas aumentou em cerca de US$ 328 bilhões no último ano, e as marcas de tecnologia respondem pela maior parte desse crescimento, segundo a Kantar.

Outra mudança significativa entre as Top 10 é que, pela primeira vez, a gigante Alibaba aparece à frente da Tencent como marca chinesa mais valiosa. Alibaba subiu duas posições, ficando em sétimo lugar (com US$ 131,2 bilhões), e a Tencent caiu três, aparecendo na oitava colocação (com US$ 130,9 bilhões).

Instagram, Netflix e Uber: crescimento acelerado

O estudo também aponta a ascensão vertiginosa do Instagram, que subiu 47 posições e registrou crescimento de 95% em valor de marca (US$ 28,2 bilhões, 44ª colocada).

O crescimento expressivo de marcas como Netflix (65%), Uber (51%) e da própria Amazon refletem um contexto de mercado orientado por tecnologia e em constante mudança, de acordo com os analistas da pesquisa.

"O crescimento de quase US$ 108 bilhões no valor de marca da Amazon é um indicador de que as marcas estão hoje menos dependentes de determinadas categorias de produtos ou de mercados regionais. Ecossistemas disruptivos estão se desenvolvendo em regiões como a Ásia, onde os consumidores se mostram mais capacitados no uso de tecnologia, e as marcas estão se integrando a cada aspecto da rotina diária das pessoas", afirmou Doreen Wang, diretor global da rede Kantar para a BrandZTM.

As 10 marcas mais valiosas do mundo:

  1. Amazon: US$ 315,5 bilhões (+52%)
  2. Apple: US$ 309,5 bilhões (+3%)
  3. Google: US$ 309 bilhões (+2%)
  4. Microsoft: US$ 251,2 (+25%)
  5. Visa: US$ 177,9 bilhões (+22%)
  6. Facebook: US$ 158,9 bilhões (-2%)
  7. Alibaba: US$ 131,2 bilhões (+16%)
  8. Tencent: US$ 130,8 bilhões (-27%)
  9. McDonald's: US$ 130,3 bilhões (+3%)
  10. AT&T: US$ 108,3 bilhões (+2%)

Fonte: Ranking BrandZTM