Comercial brasileiro 'sem fim' ganha 3 troféus no Festival de Cannes
Um comercial brasileiro considerado o "mais longo da história" ganhou três diferentes prêmios na categoria Film do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o maior evento da publicidade mundial.
O anúncio, criado pela agência Wieden + Kennedy para São Paulo Old Spice, marca de desodorantes da P&G, foi exibido no Woohoo, canal de televisão focado em cultura jovem, durante 14 horas na emissora --que ficou sem programação, exibindo apenas o comercial.
A ação ficou com um troféu de Ouro, um de Prata e outro de Bronze. No Festival de Cannes, as empresas podem inscrever uma mesma campanha em diferentes subcategorias, como neste caso.
Em janeiro deste ano, a Old Spice e a Wieden+Kennedy foram reconhecidas pelo Guinness World Records por criarem o anúncio mais longo da história.
A estratégia foi usada para mostrar uma nova tecnologia do produto, que promete proteger o consumidor por mais tempo. Assista e veja como funciona:
No site O Comercial Infinito, o consumidor pode assistir à versão completa. Foram mais de 20 horas de gravação. A produção foi da Conspiração Filmes.
Outros leões do último dia do Festival
Ainda na categoria Film, outra campanha brasileira foi premiada com um Leão de Prata: a minissérie "Coma", criada pela AlmapBBDO para a Getty Images, com produção da Stink Films
Com três episódios, a série foi 100% produzida a partir dos arquivos de imagem da companhia.
Confira o trailer:
Na categoria Sustainable Development Goals, que premia soluções e iniciativas criativas que buscam impactar positivamente o mundo, duas campanhas brasileiras ganharam troféus de Bronze.
O primeiro foi para "Accessibility Mat", um tapete de acessibilidade para cadeirantes criado pela Ford e sua agência GTB Brasil.
O protótipo transforma o tapete do porta-malas do modelo EcoSport em uma ferramenta. Ele pode ser dobrado e encaixado atrás da cadeira de rodas e usado quando necessário para a transposição de guias e desníveis no caminho. Veja e entenda o funcionamento:
A outra campanha brasileira premiada na categoria foi "Lei do Minuto Seguinte", criada pela Y&R para o Ministério Público Federal.
A ação pretendia reforçar a Lei 12.845/2013, que determina o atendimento obrigatório a vítimas de estupro e garante que todo brasileiro que sofreu violência sexual possa receber pronto atendimento gratuito:
A iniciativa do Ministério Público Federal ainda ficou com outro troféu de Bronze, na categoria Glass, dedicada a trabalhos que promovem a igualdade de gênero.
A "grande ideia" do evento
A categoria Titanium também teve seus resultados revelados hoje. Nela, são premiadas as "grandes ideias" do festival.
O grande prêmio da categoria foi para "Whopper Detour", criado pela agência norte-americana FCB Nova York para Burger King. Foi o terceiro Grand Prix da ação no festival deste ano --a campanha já havia sido premiada em Mobile e Direct.
Assim como uma parte das campanhas do Burger King, a iniciativa foi uma provocação ao MC Donald's.
A ação vendia o sanduíche Whopper por apenas 1 centavo para os clientes que usassem o aplicativo do Whopper Detour dentro (ou bem próximo) de uma loja do concorrente.
Segundo a empresa, o aplicativo foi baixado cerca de 1,5 milhão de vezes. As vendas do Burger King triplicaram por meio do celular.
Confira o vídeo (em inglês):
Brasil: 85 Leões em 2019
Ao fim do festival, as campanhas brasileiras ganharam 85 troféus (os "Leões"). Foram dois Grand Prix, oito Ouros, 21 Pratas e 54 Bronzes na competição. O festival deste ano teve mais de 30 mil campanhas inscritas, de 89 países. O Brasil enviou 2.093 peças publicitárias.
Os Grandes Prêmios brasileiros foram para duas campanhas diferentes da agência AKQA São Paulo:
- "Bluesman", ação de lançamento do disco de nome homônimo do rapper baiano Baco Exu do Blues, em Entertainment Lions for Music;
- "Air Max Graffiti Stores", iniciativa criada para a Nike, que transformou muros de São Paulo em lojas da marca e ganhou o prêmio máximo em Media.
A ação para a Nike ainda faturou outros cinco Leões.
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