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Muros grafitados para a Nike ganham grande prêmio em Cannes

Campanha, que transformou muros em lojas da Nike, levou Grand Prix em Mídia no Festival de Cannes - Divulgação
Campanha, que transformou muros em lojas da Nike, levou Grand Prix em Mídia no Festival de Cannes Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/06/2019 18h02

Uma campanha da Nike, que transformou muros de São Paulo em lojas da marca, foi a vencedora do principal prêmio (Grand Prix) da categoria Media Lions no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o maior evento da publicidade mundial.

A ação "Air Max Graffiti Stores", criada pela agência AKQA SP, usou os grafites da capital paulista para vender tênis da marca norte-americana.

Após a Prefeitura de São Paulo, na gestão Dória, apagar vários grafites espalhados pela cidade, a Nike convidou diversos artistas para produzirem novos desenhos --mas, desta vez, com os tênis Air Max da marca nos pés dos personagens.

Um novo modelo dos tênis foi lançado a cada semana. Os consumidores que desejassem comprar os produtos, precisavam ir até os grafites e, pelo aplicativo da marca no celular, desbloquear a compra no e-commerce da empresa usando a ferramenta de geolocalização.

Como resultado, a marca afirma que as visitas ao seu site cresceram 22% no mês da ação (em fevereiro deste ano). As vendas, por sua vez, aumentaram 32% em comparação ao ano anterior, no mesmo período. Mais de 80 milhões de pessoas foram impactadas pela ação nas redes sociais.

"O prêmio coroa uma filosofia de colocar a criatividade no centro de tudo. No lugar de usar celebridades, usamos grafites icônicos de São Paulo para vestirem os novos Air Max. Em parceria com os próprios artistas, realizamos uma "atualização" das obras", declara Diego Machado, diretor executivo de Criação da agência.

Confira o vídeo da ação (em inglês):

"É uma ideia simples, autêntica e brilhante. A ação foi a grande vencedora na categoria porque nasceu a partir de um insight cultural, que trabalhou na construção de empatia da marca", diz Paulo Ilha, jurado brasileiro na categoria e vice-presidente de Mídia da agência DPZ&T.

Outros leões em Mídia

As agências brasileiras ainda comemoraram outros 8 leões na categoria Media Lions:

  1. Prata para "Air Max Graffiti Stores", também ganhadora do GP;
  2. Prata para "Competitor's Sale", da agência Grey Brasil para Volvo;
  3. Prata para "Pay Per Beer", da agência Africa para Ambev;
  4. Prata para "Goleiro Distraído", da agência Tech and Soul para Uber
  5. Bronze também para "Goleiro Distraído", da agência Tech and Soul para Uber;
  6. Bronze para "Detector de Corrupção", da agência Grey Brasil para Reclame Aqui;
  7. Bronze para "Burn this Ad", da agência David para Burger King;
  8. Bronze para "Rescue Dogz", da agência J. Walter Thompson para a fábrica de rações Gud.

Brasil: 65 Leões em três dias de festival

As campanhas brasileiras já ganharam 65 troféus (os "Leões") após três dias do festival. Foram dois Grand Prix, sete Ouros, 15 Pratas e 41 Bronzes na competição, até o momento.

A agência brasileira com mais prêmios até agora é a Africa: foram 8 Leões (três Pratas e cinco Bronzes). Levando em consideração a importância dos prêmios, a AKQA São Paulo lidera o ranking, com a conquista de dois Grand Prix (o da Nike, em Media, e o de Entertainment Lions for Music, com o lançamento do disco "Bluesman"), além de uma Prata e um Bronze.

Já foram anunciados os vencedores em 17 das 27 categorias do evento (Direct, Media, PR, Social&Influencer, Creative Strategy, Creative Data, Print&Publishing, Outdoor, Design, Pharma, Health&Welness, Film Craft, Digital Craft, Industry Craft, Entertainment Lions, Entertainment Lions for Sport e Entertainment Lions for Music).

O "Cannes Lions" vai até sábado (22). O festival deste ano teve mais de 30 mil campanhas inscritas, de 89 países. O Brasil enviou 2.093 peças publicitárias.

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