IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reforma da Previdência: Impasse sobre estados e municípios emperra votação

Luma Poletti

Colaboração para o UOL, em Brasília

26/06/2019 15h12

O impasse em torno da inclusão de estados e municípios no texto da reforma da Previdência deve adiar a votação do relatório pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A complementação de voto do relator, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), já está pronta e aguarda apenas uma definição sobre o tema.

A expectativa é de que na sessão desta quinta-feira (27) seja lido o voto complementar e apreciados os cinco requerimentos de adiamento da votação. No entanto, a votação do texto pelo colegiado deverá ficar para a próxima semana.

Negociação

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu com governadores na manhã desta quarta-feira (26) para tentar costurar um acordo. Ao deixar o local, o parlamentar afirmou que a indefinição sobre o tema continua. "Governadores colocaram o que era relevante para eles e eu coloquei aquilo que pode ser construído", disse Maia.

O presidente da Casa se reúne com líderes de partidos na tarde de hoje, e depois voltará a conversar com os governadores. Segundo Maia, a negociação em torno da inclusão de estados e municípios pode atrasar a votação do relatório pela Comissão.

"[A reforma] Pode ser votada na quinta, na terça que vem. Dois ou três dias de atraso por conta de um bom acordo vale muito mais o bom acordo", concluiu Maia.

Ainda nesta quarta-feira, centrais sindicais deverão se reunir com o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e, na sequência, com líderes do PP, PL, DEM, PTB e Solidariedade.