Maior mercado de aviação, EUA têm um estado que não recebe voos comerciais
Resumo da notícia
- O estado de Delaware é o único dos EUA sem nenhum voo comercial
- Os EUA são o maior mercado de aviação do mundo, com 1 bilhão de passageiro ao ano
- Segundo menor estado do país, Delaware não recebe voos pela proximidade com grandes aeroportos
- A Frontier foi a última companhia aérea a operar no estado, mas encerrou suas operações em 2015
- Atualmente, há apenas voos executivos no principal aeroporto do estado
Os Estados Unidos são o maior mercado de aviação do mundo, com mais de 1 bilhão de passageiros ao ano. Apesar disso, há um estado do país que não recebe nenhum voo comercial desde 2015: Delaware, na costa leste.
Conhecido como "the first state" (o primeiro estado) por ter sido o primeiro a ratificar os artigos da Constituição norte-americana, Delaware é o segundo menor estado do país, com 6.446 km² —para efeito de comparação, Sergipe, o menor estado brasileiro, é cerca de 3,5 vezes maior, com quase 22 mil km².
Mas isso não seria motivo para Delaware não receber nenhum voo comercial, já que Rhode Island, o menor entre os 50 estados norte-americanos, conta com voos comerciais regulares. O problema de Delaware está em sua posição geográfica. O estado faz fronteira com Pensilvânia, Nova Jersey e Maryland.
A população total de Delaware é de pouco menos de 1 milhão de habitantes. A capital do estado é Dover, mas a cidade mais populosa é Wilmington, com pouco mais de 70 mil habitantes. O principal aeroporto do estado está a cerca de 10 km de Wilmington e a 70 km de Dover, mas não atrai o interesse das companhias aéreas.
Há três grandes aeroportos próximos a Delaware
Apesar de não ter nenhum voo comercial dentro do estado, os habitantes de Delaware não precisam fazer grandes deslocamentos quanto têm de viajar de avião. O aeroporto da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, está a 30 km de Wilmington e a 110 km de Dover.
Outras opções de aeroportos são os de Baltimore, no estado de Maryland (130 km de Wilmington e 140 km de Dover) ou de Washington D.C., a capital dos Estados Unidos (210 km de Wilmington e 200 km de Dover).
Frontier foi última aérea a voar para Delaware
A última companhia aérea a operar voos comerciais no estado de Delaware foi a Frontier. A empresa voou durante quase dois anos para o aeroporto de New Castle, o principal do estado. "A Frontier saiu porque não era uma operação lucrativa", afirmou, na época, o porta-voz da companhia, Jim Faulkner, ao jornal "USA Today".
Nos dois anos em que operou em Delaware, a companhia aérea tinha voos regulares para Chicago, Houston, Denver, Orlando, Tampa, Atlanta, Detroit e Fort Myers.
A Frontier foi a sétima companhia aérea a operar voos para o estado desde 1960. A United Airlines e companhias regionais que operavam para a Delta e para a US Airways foram algumas das empresas com voos no estado. Em todos os casos, os voos não duraram muito tempo e foram encerrados.
Sem voos comerciais, o principal aeroporto de Delaware opera apenas voos executivos.
Como curiosidade, o Brasil tem apenas 10% dos passageiros transportados anualmente nos Estados Unidos, mas todos os 26 estados e o Distrito Federal contam com voos comerciais regulares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.