Número de novas empresas bate recorde histórico em julho, revela Serasa
O mês de julho contou com 281.644 novos empreendimentos, um um novo recorde desde o início da pesquisa em 2010, informou o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.
Os dados são superiores a janeiro de 2019, que teve 263.416 empresas abertas, o maior número registrado até julho.
No acumulado de janeiro a julho de 2019 foram 1,8 milhão de novas empresas - 21,3% a mais do que os primeiros sete meses do ano anterior. Quando comparado com junho/19, o crescimento foi de 19,3%.
O setor de serviços é o responsável por garantir o maior volume de novas empresas, com variação anual de 33,0% entre julho de 2018 e julho de 2019. No mesmo período, a região Norte apresentou alta de 44,6% de novas de empresas, o maior entre todas as localidades - seguida pelo Nordeste (31,8%).
A região Nordeste também foi a que apresentou a maior variação mês a mês, aumentando em 31,7% na verificação entre julho e junho deste ano, revertendo a queda indicada entre maio e junho (-13,0%).
O mesmo aumento também foi apresentado nas outras regiões: Centro-Oeste com 20,7%, Sudeste com 17,3%, Norte com 15,8% e Sul com 15,2%.
"Com a geração de empregos formais ainda em marcha lenta na economia brasileira, o empreendedorismo tem sido uma válvula de escape para o desenvolvimento de atividades econômicas geradoras de renda para uma quantidade cada vez maior de indivíduos", explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
"Isto explica o forte crescimento principalmente na criação de novos Microempreendedores Individuais, bem como de Empresas Individuais neste ano". completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.