IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lives e guerra de fast food são destaque na Black Friday; veja números

Do UOL, em São Paulo

02/12/2019 19h42

Resumo da notícia

  • Levantamento da plataforma digital Torabit acompanhou 2 milhões de menções sobre Black Friday
  • Um dos destaques foi o youtuber Felipe Neto, que comandou o Show da Black Friday, live patrocinada pelas lojas Americanas
  • O Magazine Luiza apostou na TV com a transmissão #BlackDasBlacks no canal Multishow
  • Disputa entre redes de fast food McDonald's e Burger King movimentou o setor de comida

Transmissões ao vivo foram as grandes novidades e os grandes destaques da Black Friday em 2019. Levantamento da plataforma de monitoramento digital Torabit acompanhou e analisou aproximadamente 2 milhões de menções durante o mês de novembro sobre o universo da Black Friday.

O youtuber Felipe Neto comandou o Show da Black Friday, live patrocinada pelas lojas Americanas que durou cerca de 5 horas e foi transmitida em oito canais simultâneos no Youtube. O Magazine Luiza apostou na TV com a transmissão #BlackDasBlacks no canal Multishow. O programa alternou apresentações de artistas com divulgação de promoções da loja, tudo isso comandado pelo apresentador Luciano Huck.

A parceria entre Youtube, Americanas e youtubers fez mais barulho nas redes, e teve 3,5 vezes mais referências se comparada às menções nas redes sobre o evento do Magazine Luiza no Multishow.

A categoria Alimentos e Bebidas foi impulsionada, mais uma vez, pela disputa das redes de fast food McDonald's e Burguer King, ambas com promoções especiais. No dia da ação, a única forma de pagamento das promoções (Mercado Pago) ficou fora do ar em algumas lanchonetes e gerou reclamações.

A categoria Black Fraude foi a quarta mais falada com reclamações de propagandas fakes.

Destaque inusitado da Black Friday, que bombou nas redes, foi a campanha do time Vasco para aquisição de novos sócios torcedores, o time saiu dos 35 mil e chegou à sua meta de 100 mil sócios.<

Em 2019, assim como em 2018, a categoria "piada", que é composta por memes e diversas brincadeiras com o evento ficou em primeiro lugar na divisão por menções.

Veja os temas com mais evidência:

Piadas 43%

Alimentos e Bebidas 11%

Transmissão ao Ao Vivo 10%

Black Fraude 6%

Esporte e Lazer 5%

Tatuagem e Piercing 4%

Sem dinheiro 4%

Beleza e Saúde 4%

Moda 3%

Telefonia 2%

Livros 2%

Instituições Financeiras 1%

Reclamação das ações 1%

Eletrônicos 1%

Viagens 1%

Games 1%

Desejo de Consumo 1%

Confira as marcas mais citadas:

Mc Donald's 13%

Burger King 13%

americanas.com 10%

Nike 10%

Vasco 7%

Magazine Luiza 6%

Renner 3%

Apple 3%

Flamengo 3%

Nubank 2%

Amazon.com 1%

Mercado Pago 1%

Submarino 1%

Vivo 1%

Samsung 1%