Governo criará secretaria para acelerar entrada do Brasil na OCDE, diz Onyx
O governo federal pretende criar uma secretaria especial a fim de agilizar a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), segundo afirmou hoje o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).
A ideia é aproveitar a manifestação dos Estados Unidos e acelerar o processo burocrático. Ontem, o governo do presidente Donald Trump formalizou apoio para que o Brasil se torne membro do grupo, conhecido como "clube dos países ricos".
O anúncio surpreendeu o governo brasileiro, pois Trump havia sinalizado, em outubro do ano passado, que apoiariam o ingresso da Argentina na OCDE.
Onyx se reuniu na manhã de hoje com o encarregado de negócios interino da Embaixada dos Estados Unidos, William Popp, em Brasília.
Segundo o ministro, que será o coordenador da nova pasta, a missão é "melhorar a relação com o organismo internacional [OCDE], com países membros que sejam mais fortes dentro da OCDE, buscar cada um dos passos de acreditação para que o Brasil, no mais curto espaço de tempo, possa ser membro desse time, que é o time que vence no mundo".
A criação da secretaria será oficializada por meio de decreto a ser publicado nos próximos dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.