IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bradesco e Itaú lideram ranking de marcas mais valiosas da América Latina

Kevin David/A7 Press/Folhapress
Imagem: Kevin David/A7 Press/Folhapress

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/02/2020 17h32

Bradesco e Itaú são as marcas mais valiosas da América Latina, segundo o ranking BrandZ para a América Latina, produzido pela empresa de pesquisa Kantar com o grupo WPP.

As duas cresceram 35%, se comparadas ao ano anterior. O valor da marca Bradesco chega a US$9,5 bilhões. A do Itaú, US$8,4 bilhões. A cerveja Corona, que vale US$ 7.529 bilhões, completa o ranking. O ranking inclui marcas de seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Segundo analistas das empresas, os investimentos em transformação digital têm sido cruciais para as companhias, com "modelos de negócio inovadores, incluindo soluções multicanais, plataformas online e mobile e sistemas de pagamento digital".

"O Brasil lidera o ranking com dois de seus bancos ocupando as duas posições mais altas; as marcas brasileiras também cresceram 21% e representaram 40% do valor geral. Assim como os bancos, varejo e cosméticos foram os grandes vencedores, embora todas as marcas enfrentem o desafio de como aumentar a percepção de diferenciação e relevância pelo cliente", declara Eduardo Tomiya, gerente executivo para América Latina da divisão de consultoria da Kantar.

O setor de destaque do estudo foi o varejo: 11 varejistas figuram no top 50 das marcas mais valiosas da região. Confira as 10 primeiras no ranking (em milhões de dólares:

  1. Bradesco (instituição financeira/Brasil) - US$ 9.468
  2. Itaú (instituição financeira/Brasil) - US$ 8.368
  3. Corona (cerveja/México) - US$ 7.529
  4. Skol (cerveja/Brasil) - US$ 7.253
  5. Telcel (provedora de comunicações/México) - US$ 5.483
  6. Bodega Aurrerá (varejo/México) - US$ 5.419
  7. Falabella (varejo/Chile) - US$ 5.186
  8. Brahma (cerveja/Brasil) - US$ 3.781
  9. Globo (emissora de TV/Brasil) - US$ 3.624
  10. Águila (cerveja/Colômbia) - US$ 3.522

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.