IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Planos de saúde devem cobrir exame para detectar coronavírus, decide ANS

iStock
Imagem: iStock

12/03/2020 19h16

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou hoje, em reunião extraordinária, a inclusão do exame para detecção do novo coronavírus no rol de procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. A medida foi encaminhada ao Diário Oficial da União e entra em vigor a partir de sua publicação.

O teste, segundo a ANS, será coberto pelos planos com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito quando houver indicação médica, conforme orientam as diretrizes do Ministério da Saúde.

A agência orienta que os beneficiários não se dirijam a hospitais e outras unidades de saúde sem antes consultar sua operadora e perguntar sobre o local mais adequado para a realização do exame e esclarecer possíveis dúvidas.

Vale lembrar que o conhecimento sobre a covid-19 ainda é limitado e, portanto, protocolos podem ser revistos a qualquer momento, possivelmente alterando a indicação dos casos para realização do exame com cobertura obrigatória.

O tratamento dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus já é assegurando aos beneficiários de planos de saúde de acordo com sua segmentação (ambulatorial ou hospitalar).

Coronavírus liga alerta pelo mundo