PIB brasileiro pode cair até 4,4% em 2020 com coronavírus, diz estudo
A pandemia do novo coronavírus pode provocar uma perda de até 4,4% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020. O dado consta em um estudo do Centro de Macroeconomia Aplicada da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Se confirmada, essa seria a maior queda nominal (sem considerar efeitos da inflação) da economia desde 1962, quando começa a série histórica disponível no site do Banco Central.
O coronavírus tem impactado diretamente na economia brasileira, com diversas empresas com portas fechadas, eventos cancelados ou suspensos e restrição na circulação de pessoas.
A queda de 4,4% é o pior cenário desenhado pelo estudo, que faz uma comparação com os impactos à economia causados por crises anteriores, como a de 2008 e a greve dos caminhoneiros em 2018.
Em um cenário mais otimista, o estudo prevê que a economia do país fique estagnada, com crescimento próximo a 0%. Considerando um meio-termo, o documento projeta que o PIB fique negativo em 2,5%.
"As simulações sugerem que a economia brasileira dificilmente escapará de um crescimento próximo de zero em 2020. No melhor cenário, os efeitos negativos sobre a economia brasileira, em termos de crescimento, dissipar-se-ão a partir do final 2021. (...) No pior cenário, efeitos significativos ainda poderão ser sentidos em 2023", diz o estudo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.