Associação diz que supermercados não aumentaram lucro e investiga preços
A Apas (Associação Paulista de Supermercados) divulgou, na tarde de hoje, uma carta aberta aos consumidores explicando o aumento de preços de produtos em supermercados durante a pandemia de coronavírus. O texto afirmou que os novos valores são decorrentes do "aumento de preços injustificados" por parte dos fornecedores.
A associação divulgou cinco pontos que devem ser observados a respeito do fornecimento e afirmou que os supermercados não aumentaram a margem de lucro.
Ainda, a Apas diz que "não aceita e nunca aceitou aumentos injustificados" e que tenta renegociar preços mais justos com os fornecedores. Também pediu que os consumidores realizem apenas compras de itens essenciais.
Confira a íntegra da carta:
"Em função do aumento de preços injustificados, praticados por alguns de seus fornecedores, e em razão do aumento da demanda causada pela pandemia do Coronavírus, a Associação Paulista de Supermercados - APAS vem a público esclarecer seus consumidores em geral:
1 - Há diversas etapas de produção até a entrega do produto nos supermercados, o preço final dos produtos ao consumidor contempla todos os elos da cadeia de abastecimento.
2 - Como o elo da cadeia de consumo entre os produtores e os consumidores finais, os supermercados repassam o custo dos produtos que adquirem da indústria.
3 - Por isso, a Associação esclarece que está preocupada com esses aumentos e que não aceita e nunca aceitou aumentos injustificados.
4 - Os supermercados estão tentando negociar custos com seus fornecedores, mantendo a mesma margem de comercialização. Segundo APAS, os supermercados não aumentaram e não devem aumentar suas margens de lucro em respeito aos consumidores.
5 - Reafirmamos que nossa missão é oferecer qualidade e preços justos em um ambiente limpo e seguro. Estamos trabalhando junto com nossos fornecedores para que tudo seja normalizado o quanto antes.
Como forma de auxiliar neste momento, os consumidores devem somente fazer a compra de itens necessários a seu consumo, pois isto fortalece o conceito da negociação dos supermercados com os fornecedores por preços mais justos.
Acreditamos que assim passaremos mais tranquilos por esse momento."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.