Influenciadores digitais bombam em época de coronavírus
Um estudo realizado pela Spark, empresa especializada em ações de marketing de influência, indica que os influenciadores digitais brasileiros têm aproveitado a pandemia de coronavírus para expandir suas publicações sobre o tema.
O levantamento, realizado entre os dias 1 de janeiro e 17 de março, analisou os mil perfis brasileiros do Instagram que mais comentaram sobre o assunto. O resultado aponta mais de 120 milhões de "impressões" (visualizações) nas publicações sobre o tema, considerando apenas postagens em formato foto e vídeo no feed da rede social.
O estudo aponta que os cinco perfis que tiveram maior volume absoluto de interações em conteúdos relacionados ao assunto foram os humoristas Whindersson Nunes e Tirullipa, o jogador de futebol Roberto Firmino, a cantora Ludmilla e a influenciadora fitness Gabriela Pugliesi.
Gabriela, inclusive, foi diagnosticada com o vírus e teve um crescimento de mais de 120 mil seguidores no dia que anunciou seu diagnóstico, quando passou a compartilhar informações, cuidados do dia-a-dia e prevenções a seus seguidores.
Segundo a Spark, os influenciadores que publicaram sobre o coronavírus tiveram uma taxa de engajamento média aumentada em 1,2 vezes em relação às suas publicações tradicionais.
"Os dados reforçam a relevância dos influenciadores digitais como veículos de comunicação, assim como sua responsabilidade em levar informação qualificada para sua audiência. O trabalho educativo bem como iniciativas de entretenimento disseminadas a um amplo público de seguidores é de grande importância nesse momento", declara Rafael Coca, sócio-fundador da Spark.
Engajamento cresce
Já um estudo da Squid, outra empresa especializada em marketing de influência, aponta que o engajamento dos usuários no Instagram tem aumentado com a chegada da doença ao Brasil.
Segundo o levantamento, se compararmos a semana de 15 até 21 de março deste ano com os mesmos dias de 2019, houve um aumento de 24% na taxa de engajamento e 27% no alcance efetivo da ferramenta de 'Stories' da rede.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.