IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CMN cria linhas de crédito para trabalhadores e empresas do NO, NE e CO

A taxa de juros dos financiamentos é de 2,5% ao ano e o prazo de reembolso para a linha de capital de giro é de um ano - Micheile Henderson
A taxa de juros dos financiamentos é de 2,5% ao ano e o prazo de reembolso para a linha de capital de giro é de um ano Imagem: Micheile Henderson

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 14h39

O Conselho Monetário Nacional criará linhas de crédito especiais com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).

A medida tem como objetivo atender pessoas e empresas dos setores produtivos, industrial, comercial e de serviços dos municípios destas regiões que declararam estado de calamidade pública durante a crise em decorrência do coronavírus.

Também devem ser atendidas cooperativas que desenvolvam atividades produtivas não rurais, mas que são vinculadas aos setores de empreendimentos comerciais.

A decisão foi tomada hoje, em reunião extraordinária, e edita a Resolução n°4.798.

"Essas linhas destinam-se ao financiamento de capital de giro, limitado a R$ 100 mil reais por beneficiário, e de investimentos, limitado R$ 200 mil reais por beneficiário", informou o CMN, em nota à imprensa.

A taxa de juros dos financiamentos é de 2,5% ao ano e o prazo de reembolso para a linha de capital de giro será de 24 meses. O prazo de contratação para todas as linhas de crédito é até 31 de dezembro.

A medida também suspende por até um ano as parcelas dos financiamentos que já estão vencidas ou que vencerão até dezembro.