IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preços de caixas de bombons variam mais de 700% em São Paulo, aponta Procon

Caixa de bombons - Congerdesign por Pixabay
Caixa de bombons Imagem: Congerdesign por Pixabay

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 19h36

Um levantamento realizado pela Escola Paulista de Defesa do Consumidor, pertencente ao Procon-SP, constatou diferenças de preços de até 775,09% no quilograma da caixa de bombom.

Segundo a pesquisa, o valor médio do quilo de uma caixa de bombons da marca Garoto é de R$ 34. Já o valor médio do quilo da marca Ferrero Rocher é de R$ 297,53.

O estudo foi realizado virtualmente. Para isso, foram visitadas 32 lojas de comércio online, nas quais foram comparados os preços de bolos de Páscoa, caixas de bombons, ovos de Páscoa e tabletes de chocolate de diferentes marcas e modelos.

Entre os ovos de Páscoa, em quilograma, os preços médios chegaram a variar 354,16%. Já entre os tabletes, a diferença chega a 203%.

Orientações aos consumidores

A orientação do órgão é de que os consumidores façam uma comparação entre os preços estabelecidos por diferentes estabelecimentos, ainda que optem pela compra em lojas virtuais. Na pesquisa, devem ser levadas em conta a qualidade do produto, o peso e o preço do item que será adquirido.

Também é fundamental fazer a comparação do preço do frete e verificar com atenção o prazo de validade, a composição e peso líquido do produto.

Ovos de Páscoa e outros tipos de chocolate licenciados (que contêm personagens famosos na embalagem) em geral têm um preço mais elevado, devido ao repasse do custo do licenciamento.

Pais e familiares devem ficar atentos às embalagens. Se um ovo contém brinquedos em seu interior, isso deve estar especificado através da frase: "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária.

O brinquedo deve ter o selo do Inmetro em sua embalagem, identificação do fabricante ou importador (nome, CNPJ, endereço), instruções de uso e de montagem, quando for o caso, e eventuais riscos que possam apresentar à criança.