Acaba prazo para desfazer saque imediato do FGTS se tiver poupança na Caixa
O prazo para quem tem poupança individual na Caixa desfazer o saque imediato de até R$ 998 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e o dinheiro voltar para sua conta no fundo, termina nesta quinta-feira (30).
Entre setembro do ano passado e março deste ano, a Caixa liberou o saque das contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos antigos) do FGTS.
O saque era opcional, mas no caso dos trabalhadores que têm poupança na Caixa, o crédito foi feito automaticamente, sem ser necessário dar autorização. Quem não quiser fazer o saque e preferir que o dinheiro permaneça no FGTS, tem até hoje para avisar o banco. Os canais para isso são o aplicativo do FGTS, o internet banking da Caixa ou o site fgts.caixa.gov.br.
Prazo de saque já terminou
O saque imediato para os trabalhadores terminou no dia 31 de março. O dinheiro de quem não quis pegar os valores retornou à conta original do fundo. podendo ser retirado apenas em algumas situações, como na compra da casa própria ou na aposentadoria.
No início deste mês o governo publicou uma medida provisória prevendo uma nova rodada de saques do fundo, de R$ 1.045, a partir de 15 de junho deste ano, como forma de combater os efeitos da pandemia de coronavírus.
Saque anual (saque-aniversário) é outra coisa
Junto com o saque imediato, o governo criou uma nova modalidade, o saque-aniversário, que permite retirar uma parcela do FGTS todo ano. O saque aniversário é opcional. Quem desejar receber já pode fazer a opção.
Quem nasceu em abril tem até esta quinta-feira (30) para aderir ao saque-aniversário e receber ainda em 2020.
O valor anual recebido será de acordo com o total de dinheiro que o trabalhador tem no fundo. Quem optar por essa modalidade não poderá sacar o valor total do fundo se for demitido sem justa causa, apenas a multa de 40%. Isso só vale para o saque-aniversário.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.