IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acaba prazo para desfazer saque imediato do FGTS se tiver poupança na Caixa

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 04h00

O prazo para quem tem poupança individual na Caixa desfazer o saque imediato de até R$ 998 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e o dinheiro voltar para sua conta no fundo, termina nesta quinta-feira (30).

Entre setembro do ano passado e março deste ano, a Caixa liberou o saque das contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos antigos) do FGTS.

O saque era opcional, mas no caso dos trabalhadores que têm poupança na Caixa, o crédito foi feito automaticamente, sem ser necessário dar autorização. Quem não quiser fazer o saque e preferir que o dinheiro permaneça no FGTS, tem até hoje para avisar o banco. Os canais para isso são o aplicativo do FGTS, o internet banking da Caixa ou o site fgts.caixa.gov.br.

Prazo de saque já terminou

O saque imediato para os trabalhadores terminou no dia 31 de março. O dinheiro de quem não quis pegar os valores retornou à conta original do fundo. podendo ser retirado apenas em algumas situações, como na compra da casa própria ou na aposentadoria.

No início deste mês o governo publicou uma medida provisória prevendo uma nova rodada de saques do fundo, de R$ 1.045, a partir de 15 de junho deste ano, como forma de combater os efeitos da pandemia de coronavírus.

Saque anual (saque-aniversário) é outra coisa

Junto com o saque imediato, o governo criou uma nova modalidade, o saque-aniversário, que permite retirar uma parcela do FGTS todo ano. O saque aniversário é opcional. Quem desejar receber já pode fazer a opção.

Quem nasceu em abril tem até esta quinta-feira (30) para aderir ao saque-aniversário e receber ainda em 2020.

O valor anual recebido será de acordo com o total de dinheiro que o trabalhador tem no fundo. Quem optar por essa modalidade não poderá sacar o valor total do fundo se for demitido sem justa causa, apenas a multa de 40%. Isso só vale para o saque-aniversário.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

O que é o FGTS, como funciona e quem pode sacar?

UOL Notícias