Guedes admite desempenho fraco no crédito e promete mais R$ 300 bilhões
O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que o governo falhou no trabalho de ampliar o crédito no país, em especial aquele voltado às pequenas e médias empresas. "Tivemos dificuldade para o dinheiro chegar na ponta", afirmou, durante fala no painel O Momento Econômico Brasileiro, parte da Expert XP, evento online de cinco dias realizado pela XP Investimentos.
Guedes afirmou que o governo vai irrigar a economia com "mais uns R$ 300 bilhões de crédito", citando, em especial, o Pronampe, programa para micros e pequenas empresas. "Vamos aumentar os limites de novo", afirmou, mas sem dar detalhes sobre esses recursos.
Guedes destacou que as últimas linhas do Pronampe, liberadas com mais garantia dadas pelo governo, fizeram com que os recursos começassem a chegar efetivamente aos que necessitam depois de meses em que os empréstimos não estavam sendo liberados.
Os recursos da linha de crédito são emprestados pelos próprios bancos e têm garantia do FGO (Fundo Garantidor de Operações), um fundo público. Em caso de prejuízo, o governo cobrirá até 85% das perdas totais das carteiras dos bancos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.