IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

INSS notificará beneficiários sobre atualizações por carta física e digital

Beneficiário deve ficar atento com notifiação do INSS para atualização dos documentos -
Beneficiário deve ficar atento com notifiação do INSS para atualização dos documentos

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 11h36Atualizada em 18/12/2020 11h32

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou nesta semana a notificar os segurados que tiveram seus benefícios revisados e que precisarão atualizar a documentação.

As notificações serão feitas por meio de carta física e também por cartas digitais disponíveis no aplicativo dos Correios. Em todo o país, a instituição vai notificar 1,7 milhão de beneficiários.

Após o recebimento o da notificação, o beneficiário terá 60 dias para enviar a documentação necessária. O segurado notificado que não apresentar a documentação pelo aplicativo "Meu INSS" ou não realizar o agendamento para entrega no prazo poderá ter o benefício suspenso e bloqueado.

O INSS firmou uma parceria com os Correios, o que permitiu que a carta de exigência esteja disponível também de forma on-line no aplicativo dos Correios. O público já consegue visualizar essa correspondência no aplicativo, dentro da seção Minhas Mensagens. A parceria pretende agilizar a comunicação e os procedimentos de regularização e concessão de benefícios.

Como acessar a carta digital

Para acessar a notificação digital enviada pelo INSS, basta baixar o aplicativo Correios no smartphone e fazer um breve cadastro utilizando o CPF.

A tela principal traz vários serviços como "Rastreamento de Objetos" e "Busca Agência". Vá em "Minhas Mensagens" para acessar a sua caixa pessoal de correspondências, onde poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.

A funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, em breve, também em sistema iOS.

Em caso de dúvidas, o INSS disponibiliza o telefone 135.