INSS notificará beneficiários sobre atualizações por carta física e digital
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou nesta semana a notificar os segurados que tiveram seus benefícios revisados e que precisarão atualizar a documentação.
As notificações serão feitas por meio de carta física e também por cartas digitais disponíveis no aplicativo dos Correios. Em todo o país, a instituição vai notificar 1,7 milhão de beneficiários.
Após o recebimento o da notificação, o beneficiário terá 60 dias para enviar a documentação necessária. O segurado notificado que não apresentar a documentação pelo aplicativo "Meu INSS" ou não realizar o agendamento para entrega no prazo poderá ter o benefício suspenso e bloqueado.
O INSS firmou uma parceria com os Correios, o que permitiu que a carta de exigência esteja disponível também de forma on-line no aplicativo dos Correios. O público já consegue visualizar essa correspondência no aplicativo, dentro da seção Minhas Mensagens. A parceria pretende agilizar a comunicação e os procedimentos de regularização e concessão de benefícios.
Como acessar a carta digital
Para acessar a notificação digital enviada pelo INSS, basta baixar o aplicativo Correios no smartphone e fazer um breve cadastro utilizando o CPF.
A tela principal traz vários serviços como "Rastreamento de Objetos" e "Busca Agência". Vá em "Minhas Mensagens" para acessar a sua caixa pessoal de correspondências, onde poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.
A funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, em breve, também em sistema iOS.
Em caso de dúvidas, o INSS disponibiliza o telefone 135.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.