IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Purina anuncia linha de ração com proteínas de larva de mosca e plantas

Nova linha de ração da Purina terá proteínas de insetos e plantas como alternativa sustentável - Divulgação/Nestlé
Nova linha de ração da Purina terá proteínas de insetos e plantas como alternativa sustentável Imagem: Divulgação/Nestlé

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/11/2020 13h58

Uma nova linha de rações para cães e gatos, feita a partir de proteína de larva de mosca e plantas, foi anunciada pela marca Purina, da Nestlé. O lançamento, que primeiro chega à Suíça neste mês de novembro, tem como objetivo a sustentabilidade e propõe a utilização de fontes de proteína mais ecologicamente sustentáveis.

A novidade, batizada de Purina Beyond Nature's Protein, inclui duas fórmulas diferentes, que estão disponíveis tanto para cães como para gatos. A primeira receita tem como base frango, fígado de porco e milho; já a segunda conta com frango, favas, além de proteína da larva da mosca soldado-negro.

Curiosamente, essa espécie de larva originária da América (Hermetia illucens) já é comercializada para fins alimentícios na Europa. Na região, há um consumo decrescente de carne de origem animal.

Conforme os recursos planetários se esgotam, essa busca por alternativas mais ecológicas é um incentivo para "explorar novas proteínas", segundo afirmou à Reuters, Bernard Meunier, chefe da Purina no continente europeu.

Por ora, a ração da nova linha será comercializada apenas pela varejista suíça Coop, que já vende lanches à base de insetos e hambúrgueres para consumo humano. Mais mercados devem vender a novidade da Purina a partir de 2021, de acordo com Meunier.

A Purina anunciou ainda que já fechou uma parceria com a ONG Reforest'Action para que, a cada ração vendida, uma árvore seja plantada em Sumatra, na Indonésia, auxiliando ações de reflorestamento.

Além disso, segundo a Nestlé, a sustentabilidade não significa abrir mão dos aspectos nutricionais os quais necessitam os animais domésticos. "As fontes de proteína [da ração] foram combinadas para fornecer todos os aminoácidos essenciais de que cães e gatos precisam", garante a companhia, em comunicado.