IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pix

Sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é alternativa a DOC, TED e cartões


Abri conta em outro banco; posso levar minha chave Pix para lá?

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

01/12/2020 04h00

Os usuários do Pix podem levar a chave registrada de um banco para outro. A mudança pode ser solicitada via aplicativo ou internet banking. O Pix é uma nova forma de transferir dinheiro instantaneamente, e é uma alternativa grátis ao Doc e à TED.

A chave Pix é como o endereço da sua conta no Pix, da mesma forma que um número do RG identifica uma pessoa. Para cadastrar a chave, pode ser usado, por exemplo, o CPF, o número do celular ou um email. O CPF não muda, mas um celular e um email podem ser substituídos.

As instituições financeiras são obrigadas pelo Banco Central a disponibilizar a portabilidade da chave diariamente, das 8h às 20h. Também devem oferecer registro, exclusão, alteração e reivindicação de posse da chave Pix nesses horários.

São duas as formas de fazer a portabilidade (troca de instituição financeira):

  • Se o cliente ainda não fechou a conta no banco antigo: acesse o aplicativo do novo banco e solicite a portabilidade em um campo específico para essa operação. Depois disso, o banco antigo vai enviar uma mensagem pelo app pedindo que o cliente, no próprio app, confirme a mudança. Se não confirmar em sete dias, a troca não acontece, e a chave permanece no banco antigo.
  • Se o cliente já tiver encerrado a conta no banco antigo: quando o cliente encerra a conta, o banco em questão tem obrigação de excluir a sua chave. Portanto, na prática, o cliente não pede portabilidade, e sim faz um novo registro de chave no novo banco.