Pix por aproximação: como vai funcionar a nova forma de pagamento

O pagamento por Pix poderá ser feito por aproximação até o fim do ano. A novidade foi anunciada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participou nesta terça-feira (29) do Lide Forum Conference promovido por UOL, Lide e Folha em Londres.

Como vai funcionar

O Pix ficará cadastrado nas chamadas wallets, ou carteiras digitais, do celular. Hoje, nessa função, é possível cadastrar cartões para usá-los para pagamentos com aproximação.

A ideia é que o consumidor não precise acessar o aplicativo do banco. Isso diminuirá etapas na hora do pagamento e facilitará o processo.

Para que isso seja possível, o cliente precisará cadastrar uma instituição financeira na carteira digital. Em vez do número de um cartão, isso deve ser feito a partir de dados da conta bancária.

Evento de lançamento da nova funcionalidade está previsto para a próxima semana. O presidente do BC disse à colunista do UOL Raquel Landim que um Google e ainda negocia com a Apple. Isso significa que, provavelmente, o serviço estará disponível no início apenas para usuários do sistema operacional Android.

A gente vai lançar o pagamento por aproximação do Pix, do mesmo jeito que você tem hoje na Wallet da Google. Você vai começar a poder fazer isso com o Pix a partir da semana que vem. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

Deixe seu comentário

Só para assinantes