IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo envia SMS para pedir devolução do auxílio emergencial; entenda

Beneficiários do auxílio emergencial receberão mensagens do governo entre hoje e amanhã - Rafael Henrique/Getty Images
Beneficiários do auxílio emergencial receberão mensagens do governo entre hoje e amanhã Imagem: Rafael Henrique/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/12/2020 15h13Atualizada em 21/12/2020 18h17

O governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, vai enviar entre hoje e amanhã mensagens de textos para solicitar a devolução do auxílio emergencial em casos em que o benefício foi recebido com indício de irregularidade.

A mensagem também vai constar informações sobre o procedimento para contestação em caso de benefício cancelado. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão notificadas pelo governo.

"Todos aqueles que receberem a mensagem de texto poderão contestar a informação através do site da Dataprev. O período para contestação termina no dia 31/12. Após este prazo, não será possível contestar, apenas proceder com a devolução do recurso recebido", informou uma nota divulgada pela Pasta.

A mensagem deve conter o CPF do beneficiário e o link para o site do Ministério da Cidadania e será enviada pelo número 28041. "Qualquer mensagem enviada de um número diverso, com este intuito, deve ser desconsiderada", pede o ministério.

Devoluções

Cerca de 197 mil pessoas que receberam o benefício indevidamente já devolveram o valor, totalizando cerca de R$ 230 milhões, segundo o governo. O número representa as devoluções feitas pelo site e app do auxílio emergencial.

Como devolver?

Para solicitar a devolução, a pessoa precisa acessar o site do ministério da cidadania e inserir o CPF do beneficiário. Após o preenchimento de todas as informações, será emitida uma GRU (Guia de Recolhimento da União), e o pagamento da mesma poderá ser feito através dos canais de atendimento do Banco do Brasil.