IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro confirma pente-fino em lista de beneficiários do Bolsa Família

O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) confirmou que o governo vai fazer um pente-fino nos beneficiários do Bolsa Família. - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) confirmou que o governo vai fazer um pente-fino nos beneficiários do Bolsa Família. Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, de Brasília

02/01/2023 10h44

O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) confirmou que o governo vai fazer um pente-fino nos beneficiários do Bolsa Família.

Dias não deu prazo para a revisão nos beneficiários do programa ser concluída.

A iniciativa já era esperada. Como mostrou o UOL em novembro, durante a transição, o PT já planejava redesenhar o programa —que, sob Jair Bolsonaro foi rebatizado de Auxílio Brasil— e fazer uma reavaliação dos beneficiários no CadUnico (Cadastro Único). Algumas regras do programa também serão alteradas.

Vamos fazer uma revisão. Qualquer número é chute."
Wellington Dias, ao sair da cerimônia de posse de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda

Questionado sobre quantas pessoas poderiam deixar o CadÚnico, Dias disse que não é possível ainda cravar uma estimativa. O Auxílio Brasil chegou a ter mais de 21 milhões de beneficiários.

Dias disse que o ministério vai trabalhar junto com o IBGE para revisar a população inscrita no benefício.

Vamos trabalhar uma espécie de censo especial para o cadastro."
Wellington Dias

Por isso, segundo ele, ainda não é possível calcular o quanto o programa vai passar a custar depois de excluir cadastrados que não se encaixam nas regras.

Tem gente ilegalmente dentro e tem quem tem direito [e] está fora."
Wellington Dias

Desde a implementação do Auxílio Emergencial durante a pandemia, fraudes ou erros em benefícios sociais têm sido recorrentes e especialistas dizem que é necessário aprimorar o cadastramento dos beneficiários. O número de famílias com um único integrante no cadastro aumentou em 5 milhões em apenas 11 meses.