PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Mídia e Marketing

Dobradinha com Gugu, avião de prêmios: relembre campanhas de Faustão

Faustão no Melhores do Ano - João Cotta/TV Globo
Faustão no Melhores do Ano Imagem: João Cotta/TV Globo

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/01/2021 09h31

Fausto Silva anunciou ontem (25) que vai deixar a Globo no fim deste ano. O contrato do apresentador com a emissora termina em 2021 e não será renovado. Será o fim de uma relação de mais de 30 anos. A decisão partiu do apresentador.

Faustão tem o maior salário do entretenimento da Globo, com rendimentos que giram entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões, contando salário e participações em merchandising. Em comunicado, a emissora afirmou que "só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu".

História que possui uma série de campanhas publicitárias de sucesso. Uma inserção comercial no intervalo do "Domingão do Faustão" chega a custar R$ 1,2 milhão.

Para muitos executivos, Faustão não era "apenas" um vendedor, um mero garoto-propaganda. O apresentador sempre deixou claro que prefere parcerias que têm a ver com ele.

Em entrevista ao site Meio & Mensagem, em 2018, Faustão disse que a publicidade nacional é um dos setores econômicos que orgulham o brasileiro. "Assim como se tem orgulho de feitos do esporte e da música, a publicidade é uma das coisas mais edificantes do país", afirmou.

O apresentador já foi garoto-propaganda de dezenas de marcas, como Claro, JAC Motors, Bauducco, Fininvest e Santander, entre outras. Veja abaixo algumas dessas campanhas:

Unindo SBT e Globo

Em 2003, o apresentador fez parte de uma campanha histórica da Nestlé. Para divulgar uma promoção, a marca de alimentos uniu, ao vivo, os programas de Faustão, na Globo, e de Gugu Liberato, no SBT.

No mesmo ano, Faustão participou de um comercial, também da Nestlé, ao lado da apresentadora Hebe Camargo.

Caminhão (e avião) do Faustão

A primeira edição do "Caminhão do Faustão" aconteceu em 1989. Na promoção, o público enviava cartas para concorrer ao "caminhão" de eletrodomésticos, que viajava por diversas cidades do Brasil. A ação esteve presente ao longo da história do Domingão, com patrocínio de marcas que chegaram a dar, além dos eletroeletrônicos e móveis, carros e casas.

Em 2010, o "Caminhão" foi substituído pelo "Avião do Faustão". Uma das patrocinadoras foi a P&G.

Agarre o que puder

Faustão foi garoto-propaganda do Magazine Luiza por quase uma década. A marca também patrocinou quadros no programa. Em um deles, os participantes disputavam prêmios em um karaokê. Em outro, o "Agarre o que Puder", consumidores sorteados corriam por lojas da marca durante um minuto. Eles levavam para casa o que conseguiam pegar.

Comendo ao vivo

Em 2018, Faustão fez a festa da internet ao tirar uma colher do bolso e comer um pote de iogurte da marca Vigor. A ação foi planejada pela extinta agência DM9DDB. Na época, Márcio Oliveira, copresidente da agência, afirmou que ele "resolveu fazer isso ao vivo porque realmente adorava o produto". Veja a cena:

vigor - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Faustão e o meme do iogurte
Imagem: Reprodução/Twitter

PUBLICIDADE

Mídia e Marketing