Dobradinha com Gugu, avião de prêmios: relembre campanhas de Faustão
Fausto Silva anunciou ontem (25) que vai deixar a Globo no fim deste ano. O contrato do apresentador com a emissora termina em 2021 e não será renovado. Será o fim de uma relação de mais de 30 anos. A decisão partiu do apresentador.
Faustão tem o maior salário do entretenimento da Globo, com rendimentos que giram entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões, contando salário e participações em merchandising. Em comunicado, a emissora afirmou que "só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu".
História que possui uma série de campanhas publicitárias de sucesso. Uma inserção comercial no intervalo do "Domingão do Faustão" chega a custar R$ 1,2 milhão.
Para muitos executivos, Faustão não era "apenas" um vendedor, um mero garoto-propaganda. O apresentador sempre deixou claro que prefere parcerias que têm a ver com ele.
Em entrevista ao site Meio & Mensagem, em 2018, Faustão disse que a publicidade nacional é um dos setores econômicos que orgulham o brasileiro. "Assim como se tem orgulho de feitos do esporte e da música, a publicidade é uma das coisas mais edificantes do país", afirmou.
O apresentador já foi garoto-propaganda de dezenas de marcas, como Claro, JAC Motors, Bauducco, Fininvest e Santander, entre outras. Veja abaixo algumas dessas campanhas:
Unindo SBT e Globo
Em 2003, o apresentador fez parte de uma campanha histórica da Nestlé. Para divulgar uma promoção, a marca de alimentos uniu, ao vivo, os programas de Faustão, na Globo, e de Gugu Liberato, no SBT.
No mesmo ano, Faustão participou de um comercial, também da Nestlé, ao lado da apresentadora Hebe Camargo.
Caminhão (e avião) do Faustão
A primeira edição do "Caminhão do Faustão" aconteceu em 1989. Na promoção, o público enviava cartas para concorrer ao "caminhão" de eletrodomésticos, que viajava por diversas cidades do Brasil. A ação esteve presente ao longo da história do Domingão, com patrocínio de marcas que chegaram a dar, além dos eletroeletrônicos e móveis, carros e casas.
Em 2010, o "Caminhão" foi substituído pelo "Avião do Faustão". Uma das patrocinadoras foi a P&G.
Agarre o que puder
Faustão foi garoto-propaganda do Magazine Luiza por quase uma década. A marca também patrocinou quadros no programa. Em um deles, os participantes disputavam prêmios em um karaokê. Em outro, o "Agarre o que Puder", consumidores sorteados corriam por lojas da marca durante um minuto. Eles levavam para casa o que conseguiam pegar.
Comendo ao vivo
Em 2018, Faustão fez a festa da internet ao tirar uma colher do bolso e comer um pote de iogurte da marca Vigor. A ação foi planejada pela extinta agência DM9DDB. Na época, Márcio Oliveira, copresidente da agência, afirmou que ele "resolveu fazer isso ao vivo porque realmente adorava o produto". Veja a cena:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.