IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Após reunião com governo, sindicato suspende greve de caminhoneiros em MG

Do UOL, em São Paulo

26/02/2021 23h16

O presidente do Sindtanque-MG (Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais), Irani Gomes, informou na noite de hoje que a greve dos profissionais no estado foi suspensa.

Segundo Gomes, a suspensão aconteceu depois de uma reunião com o secretário de Governo, Igor Eto, e com o secretário de Planejamento, Otto Levy Reis. Na ocasião, foram apresentadas as reivindicações da categoria.

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, na próxima semana acontecerá uma nova reunião entre o Sindtanque e o governo do estado.

"Esperamos agora que, com essa sensibilidade do governo, [ele] possa olhar para esta categoria que está tão sofrida devido ao aumento do óleo diesel", disse Gomes. "Pedimos para que o governo traga uma resposta positiva para esta categoria", completou.

A paralisação dos caminhoneiros que transportam combustíveis se iniciou ontem em Minas Gerais. Os trabalhadores protestam contra a alíquota do ICMS do diesel do estado, que hoje é de 15%.

Mais cedo, Irani Gomes havia dito que se a greve continuasse por mais um ou dois dias o estado ficaria desabastecido, o que poderia afetar inclusive o aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), em Belo Horizonte.

Segundo o Minaspetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais), a paralisação já está afetando o abastecimento dos postos de combustíveis na região metropolitana de Belo Horizonte e em cidades que realizam o carregamento nas bases próximas à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim.