Empresas são multadas em R$ 15,2 milhões por sobrepreço em medicamentos
A Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) multou empresas do ramo farmacêutico em R$ 15,2 milhões por estarem comercializando com preços acima do mercado autorizado no Brasil medicamentos usados para ajudar no enfrentamento da covid-19.
A fiscalização da SCMED deu início em julho de 2020 e até março de 2021 já instaurou 139 processos de sanção e aplicou 64 multas aos agentes do setor farmacêutico que descumpriram as regras de preços estabelecidos no país.
O trabalho da SCMED fez com que a força-tarefa de fiscalização já encaminhasse 73 ofícios a fabricantes solicitando dados de comercialização dos medicamentos do kit intubação orotraqueal. A ação em conjunto com Secretarias de Estado de Saúde (SES) e às Secretarias Municipais de Saúde (SMS) das capitais também pediu informações sobre concorrência de sobrepreço envolvendo medicamentos sedativos e bloqueadores musculares destinados ao enfrentamento da pandemia de covid-19 em compras públicas.
A SCMED ainda realizou diligência junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para apurar dados relacionados a aquisições de medicamentos por hospitais privados e planos de saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.