IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

WhatsApp é seguro para enviar e receber dinheiro? Há risco de golpe?

João José Oliveira

Do UOL, em São Paulo

08/05/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Serviço de transferência de dinheiro pelo aplicativo foi lançado na terça-feira (4)
  • Veja as medidas de segurança que existem para evitar fraudes e golpes
  • Especialista em segurança digital dá dicas para evitar golpes no WhatsApp pagamentos

O WhatsApp lançou um serviço para transferência de dinheiro pelo aplicativo, com a mesma facilidade com que enviam mensagens, áudios, vídeos ou fotos. A possibilidade por enquanto só está disponível para alguns clientes que já possuem cartões de duas marcas e que são clientes de nove empresas financeiras do país - veja mais detalhes nessa matéria.

Mas o histórico de golpes e fraudes no mundo digital pode deixar muitos usuários do WhatsApp preocupados com a segurança do sistema para enviar dinheiro. É que para fazer as transferências o usuário tem que incluir no aplicativo dados de um cartão de crédito e criar uma senha, o chamado PIN. (Veja aqui o passo a passo para usar o pagamento pelo WhatsApp)

Como o WhatsApp protege o sistema de pagamentos?

Segundo o WhatsApp, as transferências e os pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN (senha) do Facebook Pay e a biometria (uso da impressão digital) em dispositivos compatíveis.

Veja abaixo as tecnologias usadas pelo WhatsApp para evitar que os dados vazem durante as transações.

Criptografia entre o telefone da pessoa e os servidores do WhatsApp: Simplificando, essa tecnologia faz com que as informações sejam desmontadas na hora do envio, para viajar no mundo digital assim, desmontadas, e só serem remontadas quando chegarem ao destinatário.

Acesso limitado e monitoramento: O armazenamento de dados avançados contém várias camadas de proteção tanto nos equipamentos (hardwares) como nos programas (softwares). O acesso a esses dados nos servidores do Facebook Pay é extremamente limitado e monitorado o tempo todo pela companhia.

Biometria: A pessoa só pode enviar dinheiro de conta do WhatsApp se fornecer as informações corretas de cartão e verificar se ela é um usuário autorizado.

Outras barreiras de segurança

Limites de operações: O WhatsApp definiu limites de transações para cada pessoa no envio de dinheiro pela plataforma. Essa é uma forma de reduzir o risco de golpes e fraudes. As pessoas podem enviar até R$ 1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, com um limite de R$ 5.000 por mês.

Início aos poucos: Segundo especialistas em segurança cibernética, a decisão do WhatsApp de começar a oferecer o serviço de envio de dinheiro aos poucos é positiva porque assim as empresas envolvidas -Facebook, bancos e operadoras de cartões- poderão monitorar a evolução das transações e corrigir alguma falha.

A infraestrutura é segura porque utiliza a mesma dos cartões, seguindo os mesmos padrões de tecnologia e de segurança. Novas soluções de pagamento são sempre positivas para os consumidores e para as fintechs. É mais uma forma para adquirir um novo usuário, construir novas soluções. O WhatsApp não é uma utilidade fim, mas uma forma de oferecer uma solução. Por enquanto, está restrito a algumas instituições financeiras, mas isso vai ser ampliado para outras empresas.
Marcelo Martins, diretor-executivo da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs)

E se a conta de WhatsApp for clonada?

Em caso de invasão de uma conta do WhatsApp, como o golpista instala essa conta em um dispositivo diferente, ele não conseguirá realizar pagamentos, pois é necessário o uso do PIN do Facebook Pay ou da biometria para confirmar a transação.

Além disso, se a conta do WhatsApp for instalada em um novo aparelho, as informações de pagamentos são automaticamente redefinidas (reset), evitando que golpistas tenham acesso à sua conta do Facebook Pay.

E se enviar dinheiro para a pessoa errada?

Situação muito comum. Você está com várias conversas simultâneas no WhatsApp e envia uma mensagem por engano ao destinatário errado. Quem nunca, certo? Caso uma transação seja feita por engano, a devolução do dinheiro vai depender da vontade de quem recebeu, pois o sistema não tem como cancelar a transação já finalizada.

Não existe sistema 100% seguro porque sempre há tentativas de ataque. Mas levando em conta uma análise de toda a infraestrutura que está sendo utilizada pelo WhatsApp e empresas parceiras, a gente considera que, sim, existem diversas camadas de segurança para o usuário
Rafael Cividanes, diretor de cibersegurança da Kryptus.

Recomendação de especialista

Mas, segundo o diretor da Kryptus, os ataques aos usuários de WhatsApp vão crescer, e será preciso ter mais atenção.

As pessoas vão receber mais mensagens com alguém pedindo os dados do cartão do usuário para poder enviar dinheiro pelo WhatsApp. Redobrar cuidados também é fundamental.
Rafael Cividanes, diretor de cibersegurança da Kryptus

Os cuidados são os mesmos que as pessoas têm quando usam Pix, cartões ou contas bancárias. Vale incluir uma senha para acessar o WhatsApp no caso de quem ainda não criou essa senha.
Marcelo Martins