IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Walmart se desculpa após enviar a clientes email com termo racista

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2021 13h31

O Walmart pediu desculpas após enviar um e-mail a consumidores com uma expressão racista. A mensagem, em inglês, foi mandada para consumidores nos Estados Unidos, mas há relatos de brasileiros que também a receberam.

O e-mail dizia "Welcome to Walmart, Nigger". Em tradução livre, "bem-vindo ao Walmart, crioulo". O termo "nigger" pode ser traduzido como "crioulo", mas não tem exatamente a mesma conotação que essa palavra no Brasil. É considerado racista porque era como os donos de escravos chamavam as pessoas escravizadas nos EUA e até hoje é usado como ofensa por falantes da língua inglesa.

Depois de ser acusado de racismo nas redes sociais, a empresa pediu desculpas por meio de outro e-mail, enviado aos clientes.

Assinado pela diretora de relacionamento com o cliente, Janey Whiteside, o texto afirma que a empresa descobriu "que alguém de fora da empresa criou contas falsas com a intenção de ofender nossos clientes". O Walmart não informou quantas pessoas receberam as mensagens.

"Sabemos que o e-mail enviado foi terrível e acreditamos que essas palavras nunca devem ser usadas. Estamos analisando todos os meios disponíveis para responsabilizar os responsáveis", diz a mensagem.