IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

McDonald's elimina canudo e tampas de copos para reduzir plástico das lojas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2021 18h17

O McDonald's reduziu 40% do plástico de suas lojas, segundo o Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável 2020 da Arcos Dorados, franquia da rede que cuida da operação dos restaurantes da marca na América Latina e no Caribe.

Segundo o documento, o número foi alcançado devido à implementação do programa "Receita do Futuro" que, entre outras iniciativas, recomendou que os restaurantes parassem de oferecer canudos para bebidas, eliminassem as tampas das bebidas, além da substituição dos copos de plástico.

As "saladeiras" de plástico e os recipientes de café da manhã também foram substituídos por produtos similares, feitos com papelão 100% biodegradável. As recomendações, segundo a rede, representam 1.400 toneladas de plástico fora de circulação desde que o projeto foi criado, em 2018.

"O uso consciente do plástico é um dos maiores desafios da humanidade. Somos uma companhia totalmente comprometida com o meio ambiente para reduzir o impacto de nossas operações e melhorar o mundo em nossa volta", diz Paulo Camargo, presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados, em comunicado.

O relatório ainda destaca as ações promovidas no mercado brasileiro. Uma delas é a parceria da empresa com a UBQ, uma startup israelense que desenvolveu um processo que transforma resíduos domiciliares em um termoplástico sustentável.

Como primeiro resultado da parceria, a rede afirma que substituiu as bandejas usadas para servir os pedidos nas lojas. Já foram fabricadas 18 mil unidades do item.